O Núcleo de Assistência à Saúde da Família (Nasf) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Arcoverde começa nesta segunda-feira, dia 24, as ações em homenagem ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, com atividades de conscientização sobre o tema. O dia D é comemorado em 26 de abril. De acordo com o Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde, a hipertensão afeta de 11% a 20% da população adulta com mais de 20 anos.

 

As ações serão realizadas em várias unidades de saúde da cidade, com palestra interativa sobre Alimentação Saudável, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. O principal objetivo da campanha é mostrar à população a importância de aferir a pressão arterial com regularidade e incentivar hábitos de vida mais saudáveis. Os principais sintomas da hipertensão são: dor de cabeça, dor na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar.

 

“Entre os principais fatores que podem levar a hipertensão está o sobrepeso e obesidade, a má alimentação (muito consumo de sal), o sedentarismo, o tabagismo e, em alguns casos, o fator hereditário (indivíduos com pais hipertensivos têm 30% de chances de também ser hipertenso)”, destacou a secretária de Saúde, Andreia Britto.

 

Seguem os dias e os locais das Unidades Básicas de Saúde (UBSF) da Prefeitura de Arcoverde, onde haverá as atividades de combate a hipertensão.

 

DATA/ LOCAL

24/04 – UBSF Costa Leitão (Tamboril), às 8h.

24/04 – UBSF Carlos Bradley (Salão Paroquial da Igreja do São Geraldo), às 8h.

25/04 – UBSF Aneide Fernandes (Cohab 1), às 8h.

25/04 – UBSF Boa Vista, às 8h.

26/04 – UBSF Severiano de Brito (Caraíbas), às 8h.

26/04 – UBSF Neuza Pacheco (Centro), às 8h.

27/04 – UBSF Cidade Jardim, às 8h.

27/04 – UBSF Nelson Luciano (Barragem), às 8h.

28/04 – UBSF Luiz Almeida de Souza (Sucupira)

 

Foto: David Mayer

img

Imprimir