Associação Cultural Boi Maracatu encerra o Projeto Segunda Chance aprovado pelo Prêmio Culturas Populares – Edição Teixeirinha

O Projeto Segunda Chance da Associação Cultural Boi Maracatu, da cidade de Arcoverde, instituição qual foi comtemplada pelo Prêmio de Culturas Populares 2019 “Edição Teixeirinha” das Secretarias do Ministério da Cidadania, Cultura e da Diversidade Cultural, com o projeto Segunda Chance, projeto qual tem como intuito da realização de ações formativas que vão desde Dança Popular, Teatro de Rua, Música Percussiva, Confecção de Adereços e Figurinos até as Técnicas Circenses e Vocal com realização no bairro da Boa Vista e vizinhos no ano de 2020.

Começamos 2020 com carga total com a realização das oficinas nos bairros periféricos da cidade de Arcoverde, e infelizmente teve uma parada nas atividades devido ao vírus (COVID-19) no mês de março. Mais não paramos por completo pois ficamos preocupados com nossos alunos e com as comunidades envolvidas e junto com toda a equipe entramos na luta contra o avanço dos efeitos do corona vírus e fizemos uma campanha de vendas de máscaras personalizadas e com o valor arrecadado foi investido na compra de alimentos, produtos de limpeza e higiene para as pessoas que estão no grupo de risco ou em situação de vulnerabilidade social, unimos forças com a Prefeitura Municipal de Arcoverde e o Banco de Alimentos do SESC Arcoverde fizemos doações de Cestas Básicas e mascaras personalizadas para a população atendida pelo projeto, ressaltando que quando ainda não era possível a retornada das ações foram realizadas vídeos aulas e encaminhadas para os alunos realizarem em casa e com toda a família além de poderem assistir filmes escolhidos por eles com divulgação nos canais da Instituição no Youtube no Cineclube Segunda Chance e assim foi no decorrer do ano até podermos voltar a Realizar ações com a quantidade estabelecida nos critérios da lei de saúde com apenas 15 alunos nas aulas tomando todas as medidas de precaução.

Neste mês de dezembro finalizamos as ações formativas realizadas pelo Projeto Segunda Chance da Associação Cultural Boi Maracatu onde foi coordenado por Everaldo Marques. Pra finalizarmos o projeto como proposto fizemos uma grande e belíssima apresentação do Boi Estrela Solar onde nossos alunos, oficineiros, equipe e produção se juntaram e fizeram a mostra de trabalho, onde esteve pressente a Dança, Música, Circo, Teatro, Voz, resultados da oficina de Confecção de Adereços e Figurinos além de realizar outras ações que o projeto (fabricação de Máscaras personalizadas e doações de cestas básicas).

A concretização de um projeto com esta natureza não se deve apenas aos seus autores, mas antes, a todos aqueles que de forma direta ou indireta se envolveram. Foi enorme e constante a partilha. Pois partilharam‐se dúvidas, incertezas, conquistas e muita aprendizagem. Agradecemos, em primeiro lugar, ao Sr. Everaldo Marques nosso Coordenador e oficineiro, que deu seu grande apoio, dedicação, orientação e confiança ajudando a construir os caminhos que percorremos desde a idealização até à concretização deste projeto. Mesmo com os desafios que encontramos as falhas que corrigimos e até os desabafos que ouvimos foram fundamentais para que “crescêssemos” com liberdade, consciência e conhecimento.

Agradecemos a todos os oficineiros do Projeto Segunda Chance pelos conhecimentos que transmitiram e que foram importantes no desenrolar deste trabalho social e pela a dedicação de todos que se juntaram e realizaram ações solidarias. Queremos também agradecer a prefeitura de Arcoverde pelo apoio, aos colegas de aula com os quais a discussão e partilha de saberes e experiências fizerem este percurso ganhar um especial encanto.

Texto e arte: Divulgação