Resumo das ações da Prefeitura de Arcoverde durante a segunda semana de fevereiro de 2021.

A Prefeitura continua trabalhando para garantir o bem-estar da população e o acesso aos serviços públicos

SAÚDE

Entendendo a importância de prestar um atendimento de qualidade e humanizado nas instituições públicas de saúde, principalmente no período da pandemia, a Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Saúde, realizou a vacinação da equipe de endemias e da equipe de Agentes comunitários de Saúde, na última sexta-feira, sempre seguindo as recomendações do Plano Nacional de Imunização (PNI).

TRÂNSITO E TRANSPORTES

A Autarquia de Trânsito e Transportes de Arcoverde (ARCOTRANS) recebeu representantes do departamento de trânsito de Limoeiro, o objetivo principal da visita foi conhecer toda a estrutura da Arcotrans bem como o funcionamento dos serviços de transportes regulamentado no município, implantação e prestação de serviço do sistema de estacionamento rotativo, zona azul e implantação das sinalizações verticais e horizontais. O Departamento de Trânsito de Limoeiro - PE, assim como algumas cidades do Estado de Pernambuco e do Nordeste, tem Arcoverde como referência neste segmento. Além disso, realizou a reposição de sinalização vertical. Isso demonstra como a Arcotrans está realizando um trabalho de qualidade, exemplo para outros municípios.

ENSINO SUPERIOR

A Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA) realizou na última semana, a aula inaugural em seu novo canal do YouTube, contando com a soma de mais de quase 4000 acessos e 900 simultâneos. Esta ferramenta vem para somar ainda mais em novas maneiras de levar conhecimento a nossos alunos. Além disso, a AESA foi homologada a participar do PROUNI-PE (Programa Pernambuco na Universidade), onde serão oferecidas Bolsas de Estudos de até R$ 500,00 aos estudantes que terminaram seu ensino médio na rede pública, abrindo cada vez mais as portas da AESA as pessoas que não têm condições de pagar pelo ensino superior.

SERVIÇOS PÚBLICOS

A Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente continua trabalhando, realizando ações em vários pontos da cidade:

Sistema de drenagem: A revitalização do sistema de canalização de resíduos sólidos (galeria), alcançou mais de 52 metros.

Pavimentação: Mais de 62,50 m² foram recuperados com a reposição de calçamento.

Meio Ambiente: Com o processo de arborização da cidade, das 100 mudas doadas pela Compesa, através da Cultive Ambiental, 39 mudas já foram plantadas, sendo 9 plantadas ao decorrer dessa semana. 06 Jacarandá plantadas no bairro Maria de Fátima, 01 Jacarandá e 02 Ipê no Riacho do Meio.

Iluminação Pública: Foram realizadas 79 ações, sendo 52 manutenções, 25 lâmpadas trocadas e 02 luminárias instaladas. E os bairros beneficiados foram o Alto Cardeal, Boa Vista, Centro, Lot. JK, Lot. Coliseu, Lot. Santa Rosa, São Cristovão, São Geraldo, São Miguel, Cohab I, Santo Dumont, Residencial Maria de Fátima e Vila do Presidio. ? Na zona rural foram beneficiados o Povoado de Caraibas, Lagoa da Porta, Gravatá, Zumbi e 15 Metros.

AGRICULTURA

A Prefeitura de Arcoverde reconhece a necessidade de desenvolver ações específicas e atendimento humanizado para produtores rurais e seus rebanhos. Sendo assim, na última semana, foram realizadas visitas nas redondezas do distrito de Aldeia Velha e atendimento com o médico veterinário Felipe Rosendo, no povoado de Cocal. Ainda aconteceu o planejamento de ações e projetos voltados ao homem e mulher do campo, com vistas a prestar uma assessoria técnica especializada, por meio de profissionais capacitados e parcerias com entidades como o Sebrae, contribuindo para melhor produção e comercialização dos produtos.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

O desenvolvimento econômico da nossa cidade é um dos principais focos da nova gestão. A pandemia afetou este setor e fez com que mais pessoas buscassem o empreendedorismo como meio de vida, por isso, a Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem dado suporte ao Microempreendedor Individual(MEI), oferecendo atendimento e consultoria de contador credenciado ao Sebrae para orientação sobre o MEI. Além disso, foi implantado o novo projeto da Sala do Empreendedor Itinerante. O principal objetivo do projeto é monitorar e elevar o número de formalizações do MEI, definir metas de alcance para os índices de desenvolvimento do município, capacitar todos os pequenos empresários para alavancar seus negócios, e fortalecer o empreendedorismo, gerando mais renda e trabalho para nossa cidade.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Reconhecendo a importância dos Serviços de Proteção Básica para a população mais vulnerável do nosso município, a Prefeitura de Arcoverde, por meio da Secretaria de Assistência Social realizou diversas ações na última semana, entre elas o alinhamento entre Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoa idosa, CRAS São Cristóvão e Fundação Terra para fortalecimento da rede socioassistencial; reunião para efetivação de parceria entre CREAS e AESA/CESA para atendimento de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e alinhamento de parceria entre o Programa Criança Feliz, CRAS São Cristóvão, CRAS Cidade Jardim e Mãe Coruja.

CULTURA

Valorizando a cultura e a história do nosso município, a Prefeitura de Arcoverde, por meio da Secretaria de Cultura, realizou na última semana, uma reunião com representantes do segmento de Bois, Ursos e Similares. Ainda desenvolveu estudo arquitetônico de melhorias para a Estação da Cultura, em parceria com a Secretaria de Obras e Projetos Especiais e fez o pronunciamento oficial sobre o início das melhorias estruturais do Teatro Municipal Geraldo Barros.

Prefeitura de Arcoverde