Série de entrevistas com os secretários da Prefeitura de Arcoverde: Secretaria de Agricultura

Para que a população conheça melhor os responsáveis por cada secretaria, a Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Comunicação, está realizando uma série de entrevistas trazendo informações sobre o funcionamento de cada pasta. A seguir, a entrevista concedida por Kelsen Araújo, Secretário de Agricultura de Arcoverde.

1-Fale um pouco de você e sobre o cargo que ocupa.

Sou Kelsen Ferreira de Araújo, tenho 54 anos, natural de Arcoverde, aposentado pelo Banco do Brasil, agropecuarista e empresário do ramo gastronômico. O cargo de Secretário de Agricultura é de suma importância para traçar as políticas agrárias para o nosso município.

2-Por favor, resuma como funciona o trabalho da sua Secretaria:

O trabalho da nossa secretaria é majoritariamente efetivado na zona rural, entre as nossas ações podemos citar visitas às comunidades por parte do corpo funcional, no sentido de atendimento de demandas dos produtores nas áreas de agricultura e pecuária, além de serviços solicitados para abastecimento de água, limpeza de barreiros, manutenção de estradas, consertos e implantações de poços e cataventos. A menor parte das atividades é realizada na própria Secretaria, que são serviços burocráticos.

3- Quais foram as ações realizadas pela Secretaria até o momento?

Criamos a Secretaria de Agricultura Itinerante e já estivemos presentes na Aldeia Velha e Ipojuca; Projeto de clínica veterinária concluído com previsão de inauguração em março para atendimento a animais de estimação como cães e gatos, para castração e atendimento a animais de rua , bem como atendimento de animais da população de baixa renda; Iniciamos a implantação de mini adutoras no povoado de Fundão, com previsão de atendimento de 40 famílias com água encanada; Apoio a apicultura em parceria com o Cedec; Formalização da  Associação Arcoverdense de Apicultores; Retorno do  funcionamento da casa de Mel após manutenção e conserto de máquinas e equipamentos; Criação do SIM Serviço de inspeção Municipal; Atendimento veterinário gratuito na zona Rural; Participação de uma seleção junto ao BNB com um projeto de águas retornáveis no valor de R$360.000,00 para aplicação na piscicultura.

4-Como a população pode acessar os serviços desta secretaria?

A população pode ter acesso aos programas através de suas Associações ou vindo até a secretaria. Criamos também uma página no Instagram e fazemos as divulgações das nossas ações por lá.

5-Como a população pode colaborar com o trabalho da secretaria?

Procurando trabalhar dentro do associativismo, para alcançarmos mais profissionalização, além de estar sempre interagindo com a Secretaria, trazendo demandas, informações e sempre preservando suas áreas de florestas e caatingas.

Ascom- Prefeitura de Arcoverde