‘Manutenção do Urso da Peleja’ segue com varias ações culturais em Arcoverde

A Associação Cultural Boi Maracatu recebeu o resultado do Edital do Microprojeto Cultural 2018/2019 com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, titulado ‘Manutenção do Urso da Peleja’ na cidade de Arcoverde. Desde então, as ações começaram acontecendo na sede da instituição e também no Ateliê Mª do Socorro inserindo as comunidades da Boa Vista, COAHB I e São Geraldo, nas quais são 40 famílias envolvidas nesse projeto que fazem parte dos dois cursos disponibilizados, sendo um de Costura (Criação de Figurinos) e o outro de Criação de Adereços. Inicialmente o projeto só iria disponibilizar esses dois cursos, um de costura e criação de adereços, e pensando nisso para enriquecer o projeto, a ACBM resolveu convidador mais três profissionais que serão voluntários para realizar mais dois cursos um de Dança e o outro de Música.

A manutenção do urso da peleja vem em um momento em que o Urso por sua fragilidade estética se faz necessário vesti-lo como ele merece e então por falta de recursos e de incentivo municipal por dificuldades encontradas para manter viva a tradição onde em Arcoverde essa cultura é muito forte, se faz necessário esse trabalho de produção para que gere empregos diretos e indiretos e executados pela comunidade envolvida e que possamos trabalhar mantendo essa tradição. Executando assim a partir do mês de janeiro até junho de 2021. E os jovens terão mais um caminho junto com suas famílias para dar seguimento a essa arte nessa grande produção para que também possam se sentir valorizados, ganhando e fortalecendo assim a Cultura Popular e formando novos cidadãos.

As oficinas tem como o principal objetivo a realização de ações que contemplem as formações que envolvam a transmissão e difusão de saberes nos campos das artes (Dança, Música, Confecção e Costura), com isso para que pudéssemos continuar em desenvolvimento com o projeto durante a pandemia tivemos que realizar uma divisão das 40 famílias colocando-as em oficinas  ficando assim núcleos trabalhados  uma parte em Dança outra em Música e a outra em Confecção e após o término se juntariam para apresentar todos os trabalhos em uma única apresentação que será presencial e transmitida nas plataformas digitais. Ressaltando que no período da elaboração do projeto e da contemplação não tínhamos noção que no ano da execução aconteceria uma pandemia nos impedindo de trabalhar conforme o nosso cronograma de execução, mais com o passar dos meses e com ajuda da Fundarpe conseguimos dar iniciativa a essa ação ressaltamos o uso constante de máscaras e a utilização de Álcool em Gel.

A Associação Cultural Boi Maracatu vem desenvolvendo há mais de 20 anos ações de formações artísticas no bairro da Boa Vista e bairros vizinhos. Então em 2004 pelas dificuldades encontradas nas comunidades, tendo como o propósito de preservar e transmitir os diversos saberes e fazeres fundamentais para o processo contínuo de fortalecimento na formação de novos conhecedores na Cultura Popular. Com a realização de nossos trabalhos proporcionamos o fortalecimento dos nossos alunos que vai desde Crianças e seus familiares, ajudando as comunidades com constantes trabalhos realizados como: apresentações, confecções etc... proporcionando empregos diretos/indiretos.

Equipe Técnica Oficial:
Everaldo Marques / Produtor/Músico
Josinaldo Torres / Figurinista
Mateus Manoel / Designer Gráfico

Equipe Técnica (Convidada):
Gena Alves / Assistente de Confecção
Mª do Socorro (Ateliê Mª do Socorro) / Costureira
Mateus Manoel / Fotógrafo e Edição
Pedro Rodrigo / Filmagem e Edição
Marcos Agusto / Maestro
José Alves (Eshilley Alves) e José Iderval/ Coreografo


Texto e arte: Divulgação 

img

'