Associação Cultural Boi Estrelinha realizou a Oficina de Música Percussiva, no bairro da Boa Vista

A Oficina de Música Percussiva aconteceu na última terça-feira (30/03), com o apoio da Prefeitura Municipal de Arcoverde, Lei Aldir Blanc e LICBOIS de Arcoverde além do intercâmbio com as Associações Culturais Boi Maracatu, Boi Estrela Solar, Urso Vira Mundo, Urso da Peleja e a Ala Ursa Betânia. A atividade foi iniciada na segunda-feira (29) e seguiu até a terça-feira (30), no horário das 19h às 21h. Para poder acontecer a ação foi feita uma seleção das pessoas do bairro da Boa Vista, sendo as famílias populares do bairro para uma melhor experiência da aula de música percussiva limitando o público, além do reforço da utilização das máscaras e álcool em gel. Porém, a Associação Cultural Boi Estrelinha (ACBE) também disponibilizou estes recursos.

A instituição tem como objetivo a realização de uma Oficina de Música Percussiva, que inicialmente teria acontecido em uma escola da rede pública, mais devido o avanço da pandemia foi necessário mudar de estratégia e realizar na sede do grupo no bairro da Boa Vista, onde a oficina foi dividida em duas partes:

1 - Teve como o propósito o repasse do conhecimento estrutural e a forma das músicas feitas para o folguedo do bumba meu boi, através de técnicas e composição de melodias, letras e toadas dentro da temática proposta. Assim fomentaremos a composição de Canções/Toadas, do folguedo do bumba meu boi, com a capacitação dos alunos a empregar os recursos técnico-expressivos de estruturação e elaboração musical constantes nas canções, com vistas à interpretação, ao arranjo e à composição fazendo assim pra que reconheçam os ritmos mais usados na Brincadeira Bumba meu Boi em Pernambuco.

2 - O cortejo com encenação do auto do Boi Estrelinha, visando salvaguardar a tradição, incentivando a continuidade dessa manifestação e a valorização das expressões das identidades culturais locais. Onde acontecerá no 6° Encontro de Bois, Ursos e Similares de Arcoverde no mês de dezembro no dia 20.

Sobre o Grupo – Mateus Manoel é um jovem natural da cidade de Caruaru, mas foi criado em Tacaimbó no bairro do Salgado/Centro e atualmente tem um intercâmbio com a cidade de Arcoverde a mais 03 anos onde vem desenvolvendo trabalhos nos bairros da Boa Vista, COAHB I e São Geraldo, exercendo suas funcionalidades Artistas. Mateus Manoel aos seus 22 anos é Produtor Cultural, promotor de eventos, ator, Brincante Popular, músico, possui habilidades Circenses, Designer Gráfico, Videomaker e arte-educador.  E atualmente é o presidente da Associação Cultural Boi Estrelinha que é uma instituição que trabalha com o folguedo do Bumba-meu-boi há mais de 10 anos e desde então vem se apresentando nos espaços públicos de Tacaimbó, Arcoverde, Recife e em outras regiões do estado de Pernambuco. O grupo se caracteriza por um complexo das manifestações artísticas e culturais do bumba-meu-boi envolvendo a figura do Boi no centro do universo místico-religioso com o enredo sobre a morte ressureição do mesmo, além de outras manifestações tais quais a encenação do auto teatral, brincantes, artesanato, música, dança, etc.

Sobre José Alves (Eshilley Alves) – José Alves aos seus 23 anos, é residente em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, é uma apaixonada pela cultura popular, hoje em dia conhecida como Eshilley Alves é travesti, negra e participante de grupos de matrizes africana sendo dirigente do Ilê Axé Xango Agânxú e da tenda de jurema do mestre Manoel quebra pedra e Mestra Ritinha, produtora cultural, arte educadora, atriz, bailarina, cantora, percussionista, performance, cabelereira, maquiadora etc...

Equipe Técnica
Coordenador do Projeto: Mateus Manoel
Oficineiro(a): José Alves (Eshilley Alves)