Arcoverde garante permanência no Mapa do Turismo Brasileiro

A efetiva, eficiente e eficaz gestão do turismo no Município de Arcoverde, alinhada ao célere atendimento de todas as exigências constantes da Portaria do Ministério do Turismo nº 41, de 24 de novembro de 2021 – que estabeleceu critérios, orientações e procedimentos para a atualização, permanência e/ou inclusão dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro do Programa de Regionalização do Turismo -, confirmou o que já era esperado: Arcoverde permanece no Mapa e mantém sua destacada posição de município categorização B, ao lado de apenas outros 12 municípios dentre os 85 selecionados em Pernambuco para permanência e/ou inclusão nas 15 regiões Turísticas do Mapa. Uma posição relevante se observarmos que apenas dois municípios – Recife (Capital do Estado) e Ipojuca (Praia de Porto de Galinhas) – mantêm-se na categoria A.

O processo de preenchimento do SISMAPA (sistema online de envio de informações) e do levantamento dos dados para envio ao Ministério do Turismo (MTur) através da Secretaria Estadual de Turismo e Lazer (SETUR) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR), teve início em fevereiro e se estendeu até o início de março,  atendendo a seguinte demanda: comprovação da existência de órgão ou entidade municipal responsável pela pasta de turismo, no caso a Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, com envio de Lei de criação e estrutura organizacional; comprovação a existência de dotação orçamentária destinada ao turismo, por meio da apresentação da Lei Orçamentária Anual - LOA e do Quadro de Detalhamento de Despesa - QDD vigentes; comprovação da existência, no município, de prestadores de serviços turísticos de cadastrados no Cadastur do MTur; e comprovação da existência do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), ativo e mediante a apresentação do ato normativo que o instituiu; da ata de posse de sua atual diretoria; e das atas das duas últimas reuniões realizadas. Além dessas exigências legais, o Município apresentou Termo de Compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT-MTur), devidamente assinado pelo Prefeito Wellington Maciel, pelo Secretário de Turismo e Eventos, Lídio Cordeiro Maciel, e pelo Presidente do COMTUR, Antônio Gibson de Siqueira.

O novo Mapa do Turismo Brasileiro, versão 2022, anunciado formalmente nesta segunda-feira dia 27 de março, no site oficial do Ministério do Turismo, registrou ao todo 2.542 municípios e 322 regiões turísticas. No Nordeste foram selecionados 585 municípios para 91 regiões turísticas e, em Pernambuco, 85 municípios foram ratificados e/ou incluídos para integrarem as 15 regiões turísticas, a saber: Águas da Mata Sul; Águas e Vinhos do Vale do São Francisco; Cangaço e Lampião; Chapada do Araripe Gonzagueano; Costa Náutica Coroa do Avião; Encantos da Nossa Gente; Encantos do Agreste, Engenhos e Maracatus; Fé e Arte; História e Mar; Ilhas e Lagos do São Francisco; Moda e Ecoturismo; Rota 60 – Litoral Sul; Serras e Artes de Pernambuco; e Território da Poesia e da Cantoria.

Arcoverde e Garanhuns se destacam como municípios polo da Região Turística da Fé e Arte, ao lado de Águas Belas, Alagoinha, Belo Jardim, Bom Conselho, Buíque, Cachoeirinha, Lajedo, Paranatama, Pedra e Pesqueira.

Segundo o site do Ministério do Turismo, entre fevereiro e março a plataforma SISMAPA recebeu 2.822 solicitações de atualização de dados ou de novos cadastros, efetuados por gestores municipais. Esses registros foram homologados pelos gestores estaduais de turismo e, posteriormente, validados pelo Ministério do Turismo. Assim, os 280 municípios que não foram incluídos nesta primeira etapa, ainda podem ajustar procedimentos ou complementar informações e integrar o Mapa do Turismo Brasileiro. A partir deste ano, gestores de turismo municipais podem atualizar informações ou cadastrar municípios a qualquer tempo e não mais a cada dois anos, como era o processo anterior de elaboração do Mapa do Turismo.  Com a medida, a plataforma de atualização permanece aberta durante todo o ano.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área - recorte territorial - a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas. Além disso, os municípios são categorizados no intuito de identificar o desempenho da economia do setor nos municípios a partir de cinco variáveis cruzadas em uma análise de cluster. Elas deram origem a cinco categorias (A, B, C, D e E) diretamente relacionadas à economia do turismo, sendo: a) Quantidade de Estabelecimentos de Hospedagem; b) Quantidade de Empregos em Estabelecimentos de Hospedagem; c) Quantidade Estimada de Visitantes Domésticos; d) Quantidade Estimada de Visitantes Internacionais; e) Arrecadação de Impostos Federais a partir dos Meios de Hospedagem. Informações sobre o MTB estão disponíveis no sítio eletrônico - www.mapa.turismo.gov.br.

(Com informações da Secretaria de Turismo e Eventos de Arcoverde)