Prefeitura de Arcoverde apoia a II Intervenção Poética Nacional, que no município vai celebrar 8 anos da rede Transvê Poesias

A Prefeitura de Arcoverde, através das Secretarias de Cultura e de Assistência Social, e da Coordenadoria de Juventude, apoia a II Intervenção Poética Nacional. A iniciativa acontece no próximo domingo, dia 10 de abril, a partir das 16h, no Coreto da Praça da Bandeira, localizado no centro da cidade.

A proposta consiste na comemoração do aniversário de 8 anos da rede Transvê Poesias, a qual busca promover uma homenagem em nível nacional ao centenário da Semana de Arte Moderna (ocorrida em fevereiro de 1922). Para tal, estão organizando a sua segunda intervenção a nível nacional, partilhando garrafas poéticas em cerca de 70 cidades, distribuídas por todos os estados brasileiros.

A Transvê desenvolve, por intermédio de suas intervenções poéticas, a reutilização de garrafas long necks e jornais usados, com o intuito de partilhar a poesia e estimular a leitura e a escrita no âmbito social, de modo gratuito. A rede surgiu a partir dessa ação, em 2014, e, atualmente, desenvolve diversas ações literárias, além de atuar com produções culturais que mesclam literatura, arte, educação e sustentabilidade.

A temática da II Intervenção Poética Nacional é: As Veias Populares da Poesia Brasileira. O intuito do evento é promover encontros de pessoas e organizações em torno da literatura, movimentando o cenário e o cotidiano urbano brasileiro através da distribuição de poemas pelas ruas, literalizando encontros, sensibilizando olhares e acalentando corações.

Através da colaboração da Poetisa, Andreza Kamylla, que aceitou o convite para se tornar a Representante Local na realização da intervenção em sua cidade, Arcoverde terá um domingo diferenciado e repleto de sensibilidade.

"Recebi o convite através do professor, poeta e amigo, Carlos Alberto, que havia me indicado para essa missão. Fiquei encantada com a proposta da Transvê e logo, aceitei. Montei uma equipe, sendo a maioria jovens, e fomos em busca de jornais e garrafas usadas para confecção das garrafas poéticas. Foi uma experiência incrível! E não vejo a hora de transmitir muita leveza na vida das pessoas!", destacou Andreza Kamylla, Poetisa e Representante Local.

Além da exposição das garrafas poéticas, a ação contará com apresentações culturais.