Empetur revela perfil do Turismo em Arcoverde durante o São João 2022

No São João 2022 de Arcoverde, a Empresa de Turismo de Pernambuco - Empetur realizou por meio da GMR Inteligência de Mercado Ltda, pesquisa envolvendo a análise do perfil de turistas, excursionistas e residentes que aproveitaram a programação oferecida pelo município. A pesquisa abordou o total de 10.044 pessoas, sendo 3.404 turistas, 4.340 excursionistas e 2.300 residentes, entre os dias 24 e 26 de junho.

“Os dados colhidos nesta pesquisa são referências fundamentais para que possamos nos planejar enquanto gestão para as próximas edições do ciclo, visando promover reestruturações que efetivem uma maior excelência da realização de mais grandiosos festejos em Arcoverde”, opinou a Presidente do Comitê Gestor de Eventos – CGE, Rejane Maciel, sobre os resultados.     

De acordo com o levantamento, 80,7% dos entrevistados estavam em Arcoverde com a finalidade exclusiva de aproveitar os festejos, enquanto que 10,9% vieram a passeio, além de 7,8% para visitar parentes ou amigos, 0,4% a negócios ou a trabalho e 0,2% para cuidar da saúde em serviços disponíveis na cidade.

Em relação a Arcoverde como destino na temporada, 98,2% das pessoas afirmaram que recomendariam a cidade e que 96,5% pensa em voltar ao município para aproveitar as próximas edições dos festejos. De todos os entrevistados 40,6% visitaram a cidade pela primeira vez durante o São João.

Como avaliação geral do município, Arcoverde obteve 30,2% de satisfação como ótimo e 48,8% como bom. Em termos de manifestações culturais, 37,4% julgaram a situação do município ótima, enquanto que 46,7% afirmaram ser boa. Já sobre atrações da programação, a cidade teve o índice de 58,5% como ótima e 21,7% como boa.

“São dados satisfatórios que tivemos neste ano de retomada e que remetem especialmente ao que queremos promover de melhorias para o público que virá para Arcoverde, prestigiar o nosso São João. Com estas estatísticas, observamos que podemos potencializar vários outros atrativos, para que turistas e visitantes possam voltar e assim colaborar com o crescimento econômico da nossa cidade, envolvendo principalmente setores como a gastronomia e a rede hoteleira”, enfatizou o Secretário de Turismo e Eventos, Pedro Brandão.  

O comércio local foi avaliado por 33,6% dos entrevistados como ótimo e 54,9% como bom; os meios de hospedagem: 37,6% como ótimo e 57,1% como bom; a sinalização urbana e turística: 27,6% como ótima e 63,3% como boa. Outros contextos como limpeza urbana, serviços de alimentação e hospitalidade também foram questionados, atribuindo um índice satisfatório para a cidade e sua população.

A pesquisa também revelou que 52% dos abordados vieram na companhia de familiares, enquanto que 47,6% com amigos e 0,4% em excursão. Outro dado importante demonstrou que a maioria, 60,7%, fica em casas de parentes ou amigos, enquanto que 16,5% se hospedaram em hotéis, além de 14% que alugam casas ou apartamentos, 2,9% em pousadas, 2,7% em casas próprias, 1,7% em Airbnbs, 0,8% em flats ou apartamentos e 0,6% em albergues.

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