Arcoverde sedia o 1° Festival Cena Interior a partir desta sexta-feira (19)

Entre os dias 19 e 28 de agosto, Arcoverde estará recebendo a 1ª edição do Festival Cena Interior de Teatro de Grupo.  A programação, que envolve shows, oficinas, exposição e teatro, passa a integrar o Calendário de Eventos do município, sendo uma iniciativa do Teatro de Retalhos com produção da Toró de Ideias, contando com incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura, apoio da Prefeitura de Arcoverde, por meio das Secretarias de Cultura e de Turismo e Eventos, do Sesc, LW Hotel e Marcos Turismo, além de parceria da AVG Entretenimento e da Estação da Cultura.

As ações acontecem de forma descentralizada, abrangendo seis bairros, apresentações em escolas, abrigos e no Espaço Circulador, a casa de espetáculos da Estação da Cultura, que ocupa a antiga estação ferroviária de Arcoverde há vinte anos. As comunidades de Aldeia Velha e Caraíbas, na zona rural da cidade, também terão atividades.

Serão 10 dias de programação gratuita com a participação de 20 coletivos artísticos de 6 estados brasileiros. Serão 23 expressões artísticas, entre espetáculos de artes cênicas, shows, oficinas, rodas de partilha e uma exposição que homenageia Rogério Xavier, ator, bailarino e artista visual, membro do Teatro de Retalhos, que se encantou em junho de 2020. Confira na programação as atividades com intérprete de LIBRAS.

Cena Interior – Festival de Teatro de Grupo de Arcoverde é uma realização do coletivo cultural Teatro de Retalhos com o incentivo do Funcultura e tem como objetivo retomar a tradição de festivais no município, que nos anos de 1980 estimularam o surgimento de novos grupos e produções. Pensado para 2020, teve sua produção interrompida pela pandemia de Covid-19 e chega em agosto de 2022 para celebrar reencontros.

Economia – Sendo Arcoverde uma cidade polo, o festival irá movimentar a cena cultural de toda a região, movimentando a cadeia produtiva da cultura, a rede hoteleira, restaurantes e comércio locais, além da geração de empregos diretos e indiretos. Toda a programação está disponível no site e nas redes sociais do Teatro de Retalhos, da Estação da Cultura e Instagram do Cena Interior.

O Grupo – O Teatro de Retalhos é um coletivo nascido e sediado em Arcoverde, no Sertão do Moxotó, em Pernambuco. Desde 2008 se dedica à pesquisa, montagem e circulação de espetáculos e à produção cultural. Nos últimos anos, o grupo tem mergulhado na pesquisa da comicidade e das máscaras cômicas, com ênfase na máscara do palhaço e na linguagem circense. Experimenta também a criação audiovisual, tendo produzido três curtas-metragens, duas webseries e um podcast. É responsável pelo Cineclubinho Caixola de Cinema Infantil, e pela Mostra Caixola, que acontecerá em outubro de 2022.

Desde 2015 integra a Estação da Cultura, coletivo que ocupa desde 2001 a antiga estação ferroviária de Arcoverde e lá realiza atividades de produção cultural e desenvolvimento artístico e social. Circulou por todo o estado de Pernambuco e esteve na programação de mostras e festivais no Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Maranhão, Paraíba e Ceará.

I FESTIVAL CENA INTERIOR – HOMENAGEM A ROGÉRIO XAVIER

PROGRAMAÇÃO:

19/08 – SEXTA-FEIRA
19h Abertura – Teatro de Retalhos
20h Éter - Teatro de Retalhos
21h Coco das Irmãs Lopes

20/08 – SÁBADO
17h A Peleja de Severo Para Enganar a Morte - Troupe Espantalho -  Praça da Rodoviária
19h Trupeçando - Palhaço Salsicha – Cohab I
20h30 - Boka - O Centro do Mundo - Gabi Benedita - Estação da Cultura

21/08 – DOMINGO
09h Tempo de Flor – Pé de Vento - Feira do São Cristóvão
09h - Nussoken - Romualdo Freitas - Feira do São Cristóvão.
17h Caminhos - Palhaço Sequinho – Praça Redonda
20h Mundo - Em busca do coração da terra – Tropa do Balacobaco - Estação da Cultura (Temporadas Circulador)

22/08 - SEGUNDA-FEIRA
14h Oficina - A minha história, como escrita cênica - Cia Biruta (ATIVIDADE COM INTÉRPRETE DE LIBRAS)
19h Abertura da Exposição - Mariposa - Nas asas de Rogério Xavier

23/08 - TERÇA-FEIRA
19h MESA: RIPA e a produção do interior de Pernambuco – Estação da Cultura

24/08 - QUARTA-FEIRA
14h Oficina - A minha história, como escrita cênica - Cia Biruta - (ATIVIDADE COM INTÉRPRETE DE LIBRAS)
09h - Troça da Quissaça - Riso da Terra - Feira de São Miguel
18h MESA: Teatro de Grupo pelo Brasil - Biblioteca do SESC
20:00 - Coffee Break
20:30 Lançamento do Livro Junto - Júlia Lacerda
21:00 Show Propagando - Ju Vieira e Convidados

25/08 - QUINTA-FEIRA
10h A Flor do Mamulengo – Mamulengo Água de Cacimba - Escola Municipal Manoel Lumba - Povoado de Aldeia Velha
15h30 Madalena, Eu, Madalena - Palhaço Cabelim – Escola Professor Edson Regis
20h O Primeiro Milagre do Menino Jesus – Grupo Tescom - Estação da Cultura ((ATIVIDADE COM INTÉRPRETE DE LIBRAS))

26/08 - SEXTA-FEIRA
10h - Le Cirque du Sónois – Ovorini Carpintaria Cênica - Escola Municipal Severina Bradley - Povoado Caraíbas
15h - A Flor do Mamulengo - Mamulengo Água de Cacimba - Abrigo São Vicente
20h - Há uma festa sem começo que não termina com o fim - Grupo Pavilhão da Magnólia – Estação da Cultura (ATIVIDADE COM INTÉRPRETE DE LIBRAS)

27/08 – SÁBADO
09h - Ester – Odília Nunes - Feira do Cecora.
17h - Vikings e o Reino Saqueado – Cia. Os Palhaços de Rua - Praça Virginia Guerra
20h - Histórias de um Pano de Roda - Cia Brincantes de Circo - Estação da Cultura (ATIVIDADE COM INTÉRPRETE DE LIBRAS)
21h Coco Trupé de Arcoverde

28/08 – DOMINGO