Arcoverde recebe exposição itinerante de combate ao trabalho infantil

Na manhã desta segunda-feira (22), a Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Educação, e o Tribunal Regional do Trabalho - TRT, deram início a programação da Semana Itinerante de conscientização contra o trabalho infantil em Arcoverde que será aberta oficialmente logo mais, às 19h00, com a realização de uma Audiência Pública no plenário da Câmara de Vereadores do município. Ainda pela manhã, o Desembargador Paulo Alcântara esteve no SESC em uma roda de conversa com alunos da rede municipal.

Segundo o Secretário de Educação, Prof. Antônio Rodrigues, a ação faz parte do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE). Além de palestras, a programação conta com a exposição itinerante ‘Um Mundo sem Trabalho Infantil’.  “Será um momento importante, quando vamos poder debater esse tema tão importante e que afeta crianças e adolescentes em todo o Brasil. A vinda dessa exposição e das ações que desenvolveremos visam despertar a consciência da sociedade para esse sério problema”, afirmou.

A mostra é composta do painel “A linha do tempo do trabalho infantil”, 15 banners e sete vídeos temáticos, além de folders, gibis, material eletrônico e atividades interativas. A exposição já foi exibida em várias cidades do estado, a exemplo de Toritama, Garanhuns, Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Recife.

Para o gestor regional do Programa, desembargador Paulo Alcântara, a mostra procura desmistificar o pensamento equivocado e ainda presente em setores da sociedade de que o trabalho faz bem aos menores.

“Esta exposição visa sensibilizar as pessoas para o tema, mostrando as piores formas de trabalho infantil e clamando a sociedade a exigir o cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes”. Durante a semana, o desembargador também participará de audiência pública na Câmara Municipal e visitará escolas e instituições públicas e privadas. A ideia é promover diálogos com estudantes, trabalhadores e empresários, para falar sobre educação e incentivo ao desenvolvimento de ações pedagógicas.

Na programação anunciada pela Secretaria de Educação, está previsto um encontro na terça-feira (23) com os profissionais da Saúde, no SESC local. Na quarta, será reservado espaço para entrevistas em rádios e sites locais.

Já no dia 25, acontecem visitas às escolas de ensino integral do Estado, EREMA, Senador Vitorino Freire e Escola Técnica Estadual no horário da manhã. À noite, às 19h, tem encontro com professores da rede municipal no auditório da AESA. No dia seguinte, no mesmo horário e local, o encontro será com os professores da autarquia de ensino. Nos dias 27 e 28 acontecerão ações de conscientização nos pátios das feiras do CECORA e do Pátio Lídio Cordeiro Maciel (São Cristóvão), respectivamente. A programação se encerra no dia 29 com o Encontro Família/Escola com a participação das escolas Alfabeto e Barão do Rio Branco.