Prefeitura de Arcoverde apoia a Oficina de Nomadia, que será ofertada gratuitamente no SESC local

A Prefeitura de Arcoverde, por meio da Secretaria de Cultura, apoia a realização da atividade "Oficina de Nomadia: o transitório e as artes visuais", que será ofertada gratuitamente, pelo artista visual Marcelo Coutinho. A oficina acontece do dia 12 a 16 de setembro, no horário das 19h às 22h, no SESC Arcoverde.

A atividade se trata de um desdobramento formativo e de processo criativo para o próximo filme do artista visual, intitulado de "Adamón", no qual se pretende selecionar parte do elenco para cenas que serão gravadas na região e no Vale do Catimbau. O projeto é produzido por Caroline Oliveira, através da "Deriva Filmes", que também será a sua diretora assistente.

As inscrições podem ser feitas no link: https://bit.ly/Adamon .

Sendo teórico-prática, a oficina intenciona refletir e problematizar o conceito de “identidade” e a sua alternativa, a “singularidade”. No contrapelo da produção do mesmo, a diferença surge como elemento de produção do desvio.  O nómada sendo metáfora forte para o desmanche dos poderes e das posses que surgem a partir da formação de identidades.

Para além de gênero, raça ou nacionalidade, o conceito de identidade é aplicado também sobre as linguagens:

1. Poéticas nômades, poéticas desterritorializadas: a performance e a vida;
2. Identidades e singularidades: as instituições e as margens dos sistemas;
3. A caminhada como reflexão incorporada;
4. O vídeo como suporte para poéticas nômades;

Haverá também a produção de atividades e obras artísticas no decorrer das aulas.

Serviço:
"Oficina de Nomadia: O transitório e as artes visuais";
Facilitador: Marcelo Coutinho - artista e professor;
*Aberta tanto à participação de artistas, quanto aos moradores das variadas etnias presentes da região;
Local: SESC Arcoverde - Rua Capitão Arlíndo Pachêco de Albuquerque, 364;
Data:  12 a 16 de Setembro de 2022
Horário: 19h (favor chegar ao menos 15 minutos antes)
Inscrições: https://bit.ly/Adamon

Sobre o filme - "Adamón" versa sobre falência urbana, desterro e reencantamento do mundo. Sobre o "descanso do nômade". Será filmado entre as paisagens vazias deste Sertão Pernambucano, o Recife, o Oceano e a Mata Atlântica. É um filme sensorial e não linear. Suas imagens e sua montagem evocam o sentimento apaixonado e utópico do regresso. Metáfora do reencontro e da transposição do corte entre a natureza e a cultura.

Sobre Marcelo Coutinho - É artista visual, escritor e professor. Entre as inúmeras exposições que participou está a 30ª Bienal Internacional de São Paulo em 2012. Em 2016, foi indicado para o Prêmio Pipa de Arte Contemporânea, organizado pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ) e o Instituto Pipa. Possui obras nos acervos do Museu de Arte Moderna de São Paulo-SP, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro-RJ, Museu de Arte Moderna da Bahia-BA, Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães, Recife-PE, Fundação Joaquim Nabuco-Recife-PE, Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, João Pessoa-PB. Graduado em Artes Visuais pela UFPE, é mestre em Teoria da Comunicação pela UFPE e doutor em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.