Prefeitura de Arcoverde promove ações especiais na Semana da Consciência Negra 2023

A Prefeitura Municipal de Arcoverde, através da  Secretaria de Assistência Social, iniciou na última segunda-feira, 13 de novembro, a Semana da Consciência Negra no Município. A programação tem como objetivo defender direitos de pessoas de Matriz África e de pessoas de Comunidades de Terreiro.

Arcoverde é pioneira nesse assunto, de todos os Sertões. A Secretaria de Assistência Social busca pesquisar, capacitar e promover ações de afirmação de Religiões de Matriz Africana.

De acordo com a Vigilância Socioassistencial do município, das 66.000 pessoas inseridas no Cadastro Único, nenhuma dela se declara de religião africana, seja Candomblé, Umbanda ou Indu. No entanto, existem 17 comunidades de de Religião de Matriz Africana no município.

A formação contemplou a rede socioassistencial para desconstruir barreiras de inclusão desse público ao acesso a políticas públicas, compreendendo as diversas vertentes dessas religiões e as vulnerabilidades de protagonismo de pessoas de comunidades de terreiros.

O Mestre Jaelson, professor e pesquisador, foi o dirigente da formação e com maestria afirmou: “Respeito a gente só tem por aquilo que conhecemos, o resto nós toleramos”. Em sua fala, retratou que o preconceito existe na atualidade e convidou todos os agentes técnicos presentes a acolher a vulnerabilidade singular do outro e agir em prol da garantia de direitos de povos de terreiros.

Nesta sexta-feira (17), a programação vai envolver, a partir das 15h, na Praça Redonda, localizada no São Cristóvão, Serviços da Assistência Social, além de Roda de Conversa e a Marcha Zumbi dos Palmares. Já na AESA, o público contará às 18h30, com lançamentos do Projeto Abibiman.