Viveiro Municipal de Arcoverde apresenta relatório de atividades educativas

Criado em 2022, na gestão do Prefeito Wellington Maciel, o Viveiro Educativo de Arcoverde fica localizado no início da BR 424, conhecida como a Estrada da Pedra. Nos últimos meses de 2023, o local recebeu a visita de nove escolas do município, somando doze turmas e um total de trezentos e um alunos. 

Neste período foram desenvolvidas diversas atividades, a exemplo do plantio de mudas, fabricação de bombas de sementes, fabricação e pinturas com tintas orgânicas, instruções sobre compostagem orgânica e húmus de minhoca, fabricação de hortas caseiras e mostra do banco de sementes. Também foram promovidas palestras temáticas envolvendo assuntos como: coleta seletiva de lixo; arborização urbana; espécies nativas da caatinga e espécies exóticas, ecossistema, biomas e a importância da preservação das árvores para manter toda a nossa biodiversidade. 

“Além de escolas, também recebemos também a visita de instituições a exemplo do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA); da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba (SEMAS -PB), incluindo cidadãos e cidadãs arcoverdenses interessadas em conhecer o trabalho em prol do meio ambiente, desenvolvido pela atual gestão municipal”, esclareceu a Diretora de Meio Ambiente, Jaqueline Coelho, responsável pelo equipamento público que é mantido pela Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente.

Ainda segundo Jaqueline Coelho, que na administração do viveiro conta com a colaboração do Socioeducador Nilton Oliveira (Presidente do coletivo Refloresta Arcoverde) e da Professora Marcia Freire, as atividades retornam no próximo dia 05 (segunda-feira), com a agenda de visitas e de eventos abertas à população de Arcoverde e região, para mais um ano que se espera ser muito produtivo. 

 

img

'