Prefeitura de Arcoverde conclui revitalização criativa do Beco do Joinha, no centro da cidade

A Prefeitura de Arcoverde, por meio da Autarquia de Trânsito, Transportes e Segurança (ARCOTTRANS), em parceria com as Secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente e de Turismo e Eventos, estará entregando à população nesta sexta-feira (02/02), a partir das 16h, a revitalização criativa promovida na Travessa Frei Caneca, localizada no centro da cidade e popularmente mais conhecida por Beco do Joinha. Esta revitalização é a primeira no contexto do projeto “Muiraubi – pelos becos que andei”, que objetiva através de uma intervenção em consonância com a ideia de Turismo Criativo, tornar os becos históricos e emblemáticos de Arcoverde em verdadeiros cartões postais instagramáveis.

Inclusive, neste contexto, de forma paralela, caminha o projeto de revitalização dos mirantes da cidade que, dentro de alguns dias tornará realidade o sonho da população de Arcoverde de ver o pátio da cruz do Alto do Cruzeiro (zona sul da cidade) totalmente revitalizado e transformado num belo cartão postal.

"A iniciativa tem como propósito não somente fazer a manutenção e melhorias da referida via, direcionada apenas para pedestres, mas, também, potencializá-la com pintura especial criativa, paisagismo e colocação de postes de iluminação e bancos de praça, além de placas de sinalização e uma especial homenageando a José Joacy Dias Sobrinho, nosso querido amigo Joinha, que pela sua ligação histórica, comercial e afetiva com o local, acabou batizando o que oficialmente é conhecido como Travessa Frei Caneca em “Beco do Joinha”. Portanto, este espaço revitalizado que entregamos hoje, não apenas agrega valores afetivos e culturais, mas beneficia os comerciantes e moradores do local através da valorização do turismo criativo”, enfatizou o Prefeito Wellington Maciel.

TURISMO CRIATIVO é um importante nicho turístico que transformou-se numa tendência mundial e que objetiva diversificar os segmentos que compõem a economia do turismo, adaptando a oferta e o potencial turístico de um país, região ou cidade às demandas do mercado. Baseado na estratégia da inovação e do compartilhamento de experiências, adotá-lo significa transformar seu destino em um atrativo que seja surpreendente e que possibilite vivências criativas entre o turista e a comunidade. É criar e gerar novas ideias, produtos e oportunidades práticas para um destino por meio de suas verdadeiras vocações turísticas. É, sobretudo, procurar despertar encantamento no visitante e oferecer oportunidades de desenvolver seu potencial criativo, interagindo diretamente com a arte e a cultura local, fazendo com que o viajante tenha uma perfeita interação educativa, emocional, social e participativa com o lugar, sua cultura e seus residentes.