Prefeitura apoia a III edição do Cine Arcoverde, Mostra de Cinema Independente

A Prefeitura de Arcoverde, por meio das Secretarias de Turismo e Eventos e de Cultura, apoia a realização da III edição do Cine Arcoverde, Mostra de Cinema Independente, que acontece no município entre os dias 22 e 24 de fevereiro. A iniciativa é promovida pela produtora Araçá Azul e de forma itinerante, atua na difusão de obras audiovisuais pernambucanas, nordestinas e brasileiras, integrando o calendário de Festivais e Mostras Pernambucanas.

A programação da mostra também agrega apresentações culturais, durante os três dias do evento. Confira abaixo:

I – Mostras não-competitivas (cinema digital)

II. Outros eventos: Cerimônia (abertura e encerramento), shows artísticos, apresentações culturais, performances, etc.

Na primeira edição do Cine Arcoverde (19/09 a 23/09 de 2018), que teve carga horária de 45 horas em 5 dias de duração e contemplou 6 bairros distintos (zona rural: Caraíbas / bairros periféricos: Cohab, São Cristóvão e Cruzeiro / centro da cidade: antiga Estação, Praça da Bandeira), foram selecionados 19 filmes, sendo 17 curtas e 2 longas, dos quais 11 foram dirigidos, co-dirigidos e/ou protagonizado por mulheres. A curadoria foi feita através de convite direto aos filmes, tendo como foco a seleção de obras independentes rodadas em Pernambuco e nordeste brasileiro, sendo 11 curtas-metragens pernambucanos, 2 nordestinos, 3 nacionais, 1 longa-metragem Pernambucano e 1 nacional. A mostra contou ainda com uma oficina de captação de som direto e apresentações culturais gratuitas para a população.
Com forte adesão do público, estimado pela Secretaria de Cultura e Comunicação em mil pessoas ao final dos cinco dias de mostra.

A Segunda edição da mostra foi feita de forma online devido à covid 19, contando com mostras de filmes regionais e nacionais, masterclass com Hilton Lacerda e João Vieira Jr, oficinas formativas, debates online, lives de samba de coco e grupos de cultura popular.

Nessa edição do Cine Arcoverde a curadoria foi feita pela equipe da mostra levando em consideração a qualidade técnica e artística dos filmes e mantendo a prioridade de exibir obras independentes pernambucanas e nordestinas que geram debate e dialoguem com a região.