‘Manutenção do Urso da Peleja’ movimenta Arcoverde

O Projeto Manutenção do Urso da Peleja, da Associação Cultural Boi Maracatu da cidade de Arcoverde, instituição qual foi comtemplada pelo Edital Microprojeto Cultural 2018/2019 com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, inscrito sobre o n° 2154/19. O projeto tem como intuito a realização de ações formativas e a promoção de Intercâmbio entre grupos culturais do mesmo seguimento e também expandir para outros bairros da cidade com o apoio da Associação Cultural Boi Maracatu que abraçou essa ideia e o projeto para a realização do mesmo.

A “manutenção do urso da peleja” vem em um momento em que o Urso da Peleja por sua fragilidade estética se faz necessário vesti-lo como ele merece e então por falta de recursos e de incentivo municipal por dificuldades encontrada para manter viva a tradição da A LA Ursa onde em Arcoverde essa cultura é muito forte se faz necessário esse trabalho de produção para que gere empregos diretos e indiretos e executados pela comunidade envolvida (pelos os Jovens da Associação Cultural Boi Maracatu) e que possamos trabalhar mantendo essa tradição executando assim no mês de Janeiro até Agosto. E os jovens que já atuam possam ter mais um caminho para dar seguimento a essa arte, envolver os pais nessa grande produção para que também possam se sentir valorizados, ganhando e fortalecendo assim o popular e formando novos cidadãos e é claro enchendo os olhos de todos de muitas fantasias e cores por onde passa.

Fundado no ano de 2012 amigos que se juntaram na comunidade surgindo a ideia da criação inicialmente com o nome Urso Babão. Logo após de tanta peleja pra conseguir se manter alguém falou: - “Quanta peleja pra ajeitar o urso!”. Daí em tão em 2013 foi mudado para Urso da Peleja. Chegando novos participantes aproveitaram a comunidade em todos os espaços possíveis na busca de novas alternativas para não parar e aí o Urso da Peleja se mantém vivo e forte em suas atividades através dessa luta corriqueira nas comunidades do bairro do São Geraldo brincando também em outras comunidades. Então veio a ideia dos cursos e oficinas de formação para o crescimento do conhecimento a esse grande protagonista do carnaval. A dança, a encenação teatral, a música sinfônica da sanfona e o soar contagiante do violão, confecção de máscaras e figurinos e técnicas circenses foram desencadeando para a somatória da comunidade, participando de projetos realizados pelo SESC Arcoverde e logo após apresentações artísticas como resultado dessas formações.

Reproduzindo e fomentando a arte forte e presente dos Ursos oferecendo oportunidades para as comunidades envolvidas como forma de inclusão trazendo uma nova trajetória para os meninos da periferia da cidade. Com isso Arcoverde assevera a sua marca de forte estimuladora da arte dos Ursos mostrando um novo trabalho que se soma as grandes figuras de Ursos em Arcoverde e Região e compõem o Caleidoscópio que é a “Terra da Folia dos Bois e Ursos”.  No tocante a indumentária, a intenção é transformar os atores como figuras fortes complementado pelo uso de maquilagens para todos evidenciando a relações fortes com o Carnaval.

A Associação Cultural Boi Maracatu vem desenvolvendo há mais de 20 anos ações de formações artísticas no bairro da Boa Vista e bairros vizinhos. Então em 2004 pelas dificuldades encontradas nas comunidades, tendo como o propósito de preservar e transmitir os diversos saberes e fazeres fundamentais para o processo contínuo de fortalecimento na formação de novos conhecedores na Cultura Popular. Por isso o nosso principal objetivo é a realização de ações que contemplem as formações que envolvam a transmissão e difusão de saberes nos campos das artes. Com a realização de nossos trabalhos proporcionamos o fortalecimento dos nossos alunos que vai desde crianças e seus familiares, ajudando as comunidades com constantes trabalhos realizados como: apresentações, confecções etc... proporcionando empregos diretos/indiretos.

EQUIPE TÉCNICA
Produtor/Músico: Everaldo Marques
Designer Gráfico: Mateus Manoel
Aderecista e Figurinista: Josinaldo Torres