Onde ir e o que fazer

1 - ATRATIVOS CULTURAIS E HISTÓRICOS:

1.1 - Casa Augusto Cavalcanti

Casa que pertenceu ao usineiro Augusto Cavalcanti que veio para Arcoverde em 1915, fica localizada na rua do mesmo nome, centro da cidade. Segundo consta foi erguida em 1919, para hospedar seu pai que era ministro. Registra-se ainda que este usineiro fez diversos benefícios à cidade, como implantar a energia elétrica e o primeiro cinema. A construção da casa é em calçada alta em planta retangular de um pavimento. A escada de acesso tem seis pequenos degraus. Na fachada principal avistam-se duas portas centradas, ladeadas por três janelões. Possui telhado encoberto por platibanda decorada, e em sua fachada esquerda o acréscimo de um alpendre. Trata-se de propriedade privada.

 

1.2 - Casa do Cardeal Arcoverde (Fazenda Fundão) 

Casa na qual nasceu, em 17 de janeiro de 1850, Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti - o Cardeal Arcoverde, o primeiro cardeal do Brasil e da América Latina. Destacou-se não somente como um homem culto da igreja, mais também por se posicionar diante das situações delicadas, tais como os milagres atribuídos ao Padre Cícero Romão Batista, de Juazeiro, no Ceará. A casa foi provavelmente construída entre o final do século XVIII e início do século XIX. Erguida em único nível, hoje com paredes de taipa e alvenaria de tijolos, composta por dois módulos, conjugados perpendicularmente, em forma de "L". A pequena capela situa-se em um cômodo contíguo à sala de estar. Na cozinha, o fogão é a lenha e o forno, em alvenaria de tijolo. A Fazenda Fundão fica localizada às margens da BR 424, antes da divisa com o município da Pedra.


 

1.3 - Cinema Rio Branco

O cinema Rio Branco é o mais antigo em funcionamento no Brasil e na América Latina, tendo sua inauguração em 20 de maio de 1917. Vale ressaltar que nessa época a cidade possuía apenas dois prédios: o da Estação Ferroviária e a casa comercial de Sávio Napoleão Arcoverde que até o seu fechamento no início dos anos 2000, pertenceu ao seu filho o comerciante Valdemar Napoleão Arcoverde.

 

 

 


1.4 - Estação Ferroviária

O prédio da Estação Ferroviária, de 1912, apresenta as mesmas características e os moldes-padrões das edificações da rede ferroviária da Great Western. Disposto em pavimento único, é construído em alvenaria de tijolo, segundo planta de forma retangular. Os vãos possuem vergas retas. A cobertura, em duas águas, é recoberta por telha canal. Voltada para linha férrea, está a marquise em madeira, servindo de abrigo aos que esperavam o trem. Fazem parte do conjunto da Estação Férrea o posto de revista e manutenção, depósito e casa do sinalizador. Encontra-se desativada, em meio ao núcleo urbano, na Praça Barão do Rio Branco, e no seu entorno ainda pode ser observados alguns poucos casarios da época.

 

1.5 - 1ª Igreja Batista de Arcoverde 

O primeiro Templo Batista de Arcoverde, atualmente conhecido como Igrejinha Batista, foi inaugurado em 1926 quando o que atualmente se conhece como Arcoverde era a povoação de Rio Branco, pertencente ao Município de Pesqueira (Arcoverde, ainda com o nome de Rio Branco, foi emancipada em 11 de setembro de 1928). Tudo começou em 1922 com a chegada ao então povoado de Manoel Cavalcante Araújo, membro da Igreja Batista de Gravatá. A partir daí foi iniciada a estruturação da edificação inaugurada em 1926 na então Rua Grande, também conhecida como Rua do Comércio, posteriormente João Pessoa e atualmente Avenida Coronel Antônio Japiassu. Nos dias atuais o prédio histórico da Igrejinha está preservado e serve de anexo ao novo templo Batista de Arcoverde.


 

1.6 - Igreja Nossa Senhora do Livramento

Apesar das evidentes intervenções arquitetônicas que a descaracterizaram, a história da Igreja remonta ao ano de 1841, quando em terras das fazendas Santa Rita (onde existia um Olho D’água) e Bredos, foi construída uma capela sob a invocação de Nossa Senhora do Livramento. Em torno desta capela surgiu um povoamento, dando assim origem ao município de Rio Branco, atualmente Arcoverde. O templo sofreu reforma nos anos de 1865 e 1919 apresentando hoje características de uma construção moderna. Internamente, possui nave única com um arco que a separa da capela-mor. Nesta, a mesa de celebração e, ao fundo do altar, o Senhor crucificado ladeado por dois nichos com a imagem de São José, e Nossa Senhora do Livramento que, segundo consta, foi trazida de Portugal por Leonardo Pacheco do Couto.

 

2 - MERCADOS E FEIRAS LIVRES:

2.1 - CECORA - Centro Comercial de Arcoverde – Vereador Ulisses de Britto Cavalcanti

Localizado na área central de Arcoverde, o CECORA foi inaugurado em 1986 na gestão do Prefeito Dr. Ruy de Barros Correia Filho, aproveitando a grande estrutura existente onde havia funcionado uma unidade a extinta SANBRA (Sociedade Algodoeira do Nordeste do Brasil), indústria especializada no “descaroçamento” do algodão, transformando-o em fardos destinados à fabricação de tecidos em geral. No local inclusive, até o ano de 1957, funcionou o motor que gerava energia elétrica para a população, ali instalado por Augusto Cavalcanti antes da inauguração do Cinema Rio Branco em 1917, cuja energia também era utilizada pela indústria algodoeira. A partir da sua inauguração, o CECORA recebeu a tradicional FEIRA LIVRE da cidade que funcionava na Avenida Antônio Japiassu (a principal via pública da área central da cidade) e posteriormente dividida entre as ruas Zeferino Galvão e Barbosa Lima, também no centro. O local, passou por várias reformas nas administrações seguintes e atualmente ainda mantém preservada parte da estrutura original da outrora SANBRA.

2.2 - Pátio Lídio Cordeiro Maciel – Feira do Bairro de São Cristóvão

Inaugurado em 16 de maio de 2016 durante a segunda gestão da então Prefeita Maria Madalena dos Santos Britto, o pátio possui um grande galpão com 6 mil m², mais 3 mil m² de estacionamento e mais 3 mil m² de área livre para possível expansão futura. A estrutura foi erguido nas proximidades da avenida José Bonifácio, próximo ao Terminal Rodoviário de Arcoverde e ao Hospital Memorial Arcoverde, ocupando parte do terreno da antiga Cagepe (Companhia de Armazéns Gerais de Pernambuco), cujo projeto inicial foi o de abrigar, no local, cerca de 500 (quinhentos) feirantes, transferidos da Praça de São Cristóvão (também conhecida como Praça Presidente Kennedy) e ruas do entorno. A feira funciona tradicionalmente aos domingos e no local é encontrado todo tipo de produtos comercializados em feiras livres, inclusive, a famosa gastronomia típica da região nordestina.  Homenagem: Lídio Cordeiro Maciel, que dá nome ao equipamento, foi um comerciante que ficou conhecido na cidade por seu empreendedorismo. Nascido em Pesqueira, em 27 de junho de 1921, adotou Arcoverde como município, onde fez sua história e morou durante 61 anos. Em 1948, começou a trabalhar como comerciante do ramo de cereais em feira livre e posteriormente para o mercado de cerais do Beco do Buíque (Rua Leonardo Pacheco Duque).

2.3 - Marcado Público Municipal Joel Viela da Silva 

Também conhecido como Mercado de Cereais e mais remotamente como Mercado de Farinha do Beco do Buíque (Rua Leonardo Pacheco Duque, no centro de Arcoverde), foi inaugurado em 1950 na gestão do então Prefeito Severiano José Freire Filho, juntamente com o Açougue Público (à época eram conhecidos como prédios gêmeos). Com o Açougue Público sendo transferido para as dependências do CECORA (Centro Comercial Regional de Arcoverde), no local deste foi instalado o CGA (Centro de Gastronomia e Artesanato). Homenagem: Joel Vilela da Silva era natural de Belo Jardim-PE, adotou Arcoverde para viver e, por anos, onde atuou como empresário (Fábrica de Doces Arcoverde). Nos anos 80 e 90 também atuou na política local, elegendo-se vice-prefeito de Ruy de Barros Correia Filho (gestão 1983/1988)), oportunidade em que também ocupou a Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

2.4 - Centro de Gastronomia e Artesanato de Arcoverde – CGA

Inaugurado em 30 de dezembro de 2020, o CGA funciona no antigo prédio do Açougue Público Municipal localizado à Rua Leonardo Pacheco Duque, o histórico Beco de Buíque, no centro de Arcoverde. Trata-se de um importante atrativo de turismo cultural, composto por mais de 20 (vinte) box que oferecem opções de culinária regional, artesanato e produtos manuais em geral. O equipamento ainda possui uma praça de alimentação com palco destinado para apresentações artísticas e culturais.
 



3 - MIRANTES E SERRAS:

3.1 - MIRANTE DO ALTO DO CRUZEIRO
Localizado na zona sul da cidade e próximo e a BR 232. No local é possível ter uma visão parcial da cidade. Além de ser um dos polos oficiais das festas do ciclo junino do município, também é conhecida como berço do internacionalmente conhecido Coco Raízes de Arcoverde.

 

 


3.2 - MIRANTE DO CRUZEIRO NOVO (MORRO DA SANTA CRUZ)
Localizado na zona norte da cidade, fica a aproximadamente 2 km do marco zero de Arcoverde. Do local é possível ter uma visão privilegiada de toda a cidade e ainda conhecer a Capela do Cruzeiro Novo, além de um pôr do sol incluso entre os 10 (dez)  mais belo do Brasil.

 

 


3.3 - MIRANTE DA SERRA DO JACARÉ
Localizado a aproximadamente 3 km do centro da cidade a sudeste, tem acesso através de uma trilha iniciada na BR 232. Do local se tem uma ampla e privilegiada visão panorâmica da cidade. O local apresenta formações rochosas com cenários extraordinários e uma ampla variedade de vegetação nativa, além propiciar a visão de um pôr do sol magnífico.

 

 

 


3.4 - MIRANTE DA SERRA DA CORUJA  
Localizado a aproximadamente 5 km do centro da cidade a sudoeste, a Serra da Coruja propicia um mirante com média de 600 metro de elevação, com uma vista ampla de toda a região do seu entorno e da zona oeste da cidade de Arcoverde. O local apresenta formações rochosas com cenários extraordinários e uma ampla variedade de vegetação nativa.

 

 

 


3.5 - MIRANTE DA SERRA DO SERROTE
Localizada a aproximadamente 800 metros do centro de Arcoverde, na região sul, a Serra do Serrote propicia dois mirantes da área central, sudoeste e leste da cidade e o acesso se dá pela antiga “Fazenda Experimental” do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), através da BR 232 próximo ao espaço do antigo Parque de Exposições.  O local apresenta formações rochosas no formato de “serrotes”, com cenários extraordinários e uma ampla variedade de vegetação nativa.

 



4 - ECOTURISMO E AVENTURA

4.1 - DESAFIO DAS SERRAS PORTAL DO SERTÃO 
Este evento de turismo ecológico e de aventura visa promover a prática de hábitos saudáveis e um estilo de vida ativo, através da vivência de trilhas, além de estimular a conscientização para a questão da preservação do bioma da caatinga e a preocupação com as questões ecológicas. Previsto para ser realizado em três etapas anuais, sempre nos primeiros domingos dos meses de junho, julho e agosto, com público estimado de 200 participantes por etapa. Uma realização do Grupo Trilhas do Portal-PE, Prefeitura de Arcoverde através da Secretaria de Esportes, Sesc e demais parceiros privados.



4.2 - TRILHA DA CAIÇARA – SERRA DO JACARÉ (ARCOVERDE-PE) 
Trata-se de uma ECOTRILHA realizada através de caminhada leve de aproximadamente 5km, entre ida e volta, saindo do Alto Cruzeiro, tradicional cartão postal da cidade, seguindo por uma trilha de terra até a sua base. A subida tem um grau de dificuldade moderado, com alguns pontos de aclive necessitando o auxílio de uma escalada leve em um pequeno trecho, usando o apoio da própria formação rochosa. Da sua base até o cume são, em média, 328 metros de elevação, uma caminhada em ascensão de 45 minutos, com um grupo de até 15 pessoas. A vista do platô compensa qualquer esforço, dando uma ampla e privilegiada visão panorâmica da cidade, as formações rochosas com cenários extraordinários, uma ampla variedade de vegetação nativa, além da apreciação de um pôr do sol magnífico. A Serra do Jacaré é um afloramento rochoso que faz parte de um conglomerado de serras conhecido como Caiçara, está situada às margens da BR-232, no município de Arcoverde, portal do Sertão pernambucano. Localizada numa transição de regiões entre Agreste e Sertão, com sua fauna e flora predominantemente nativas do bioma Caatinga. A Serra do Jacaré apresenta em sua vegetação a formação de brejos de altitude, contribuindo de forma significativa o seu clima ameno para quem percorre suas trilhas. Realização: Grupo Trilhas do Portal-PE, com apoio da Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Esportes, do Sesc e demais parceiros privados.

4.3 - 
TRILHA DO LAJEDÃO – ESTRADA DO DESERTO (ARCOVERDE-PE) 
Mais uma iniciativa do Ecotrilhas Portal do Sertão-PE, a TRILHA DO LAJEDÃO, na Estada do Deserto, zona rural noroeste de Arcoverde, trata-se de uma caminhada leve de 7 km, entre ida e volta, que inclui um afloramento rochoso e permite o participante desfrutar de um lindo pôr do sol. O seu ápice acontece com o acendimento de uma fogueira que simboliza a confraternização dos trilheiros. Saída da frente do Campus Arcoverde da UPE (Universidade de Pernambuco), sempre às 15h, aos domingos. As informações quanto as datas de realização dos eventos podem ser obtidas através dos seguintes contatos: Whatsapp: 87-996556182 (Tocha Ribeiro), E-mail: trilhasdoportalpe@gmail.com, Instagram: @trilhasdoportalpe.

4.4 - TRILHA DA SERRA DA CORUJA
A Trilha da Serra da Coruja iniciada sempre a partir das 6h da manhã de um dia de domingo, com concentração em frente ao equipamento Nosso Atacarejo e próximo ao Condomínio Eldorado (BR 232, zona oeste de Arcoverde). Trata-se de uma caminhada média de aproximadamente 9 km, entre ida e volta, incluindo um pequeno trecho de escalada com média de 600 metros de elevação, o que proporciona uma vista ampla de toda a região do entorno da serra. Todo o trajeto é realizado respeitando-se os limites de locomoção, incluído alongamento, recomendações e conferência do equipamento dos participantes. Informações sobre essa trilha podem ser obtidas através dos seguintes contatos: Whatsapp: 87-996566183 - @tocharibeiro (Condutor) – E-mail: trilhasportalpe@gmail.com e Instagram: @trilhasdoportalpe. Realização Grupo Trilhas do Portal-PE, Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Esportes, Sesc e demais parceiros privados.

4.5 - TRILHA DA PEDRA VERMELHA (ARCOVERDE-PE) 
Esta trilha tem uma caminhada média de aproximadamente 8 km, ida e volta, com um pequeno trecho de escalda leve quando da chegada à pedra. Realizadas sempre aos domingos, a sua concentração e saída é realizada às 6hs da manhã nas imediações do Arcoverde Palace Hotel, localizado às margens da BR 232, próximo ao Alto do Cruzeiro, zona sul de Arcoverde. A previsão de retorno da caminhada acontece entre 9 e 10h da manhã e todo o trajeto é realizado respeitando-se os limites de locomoção dos participantes. É oferecida assistência profissional incluindo alongamento, recomendações e conferência dos equipamentos transportados pelos participantes. Mais informações sobre essa trilha podem ser obtidas através dos seguintes contatos: Whatsapp: 87-996566183 - @tocharibeiro (Condutor) – E-mail: trilhasportalpe@gmail.com e Instagram: @trilhasdoportalpe. Realização Grupo Trilhas do Portal-PE, Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Esportes, Sesc e demais parceiros privados.

5 - ATRATIVOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS: 

5.1 - Rota dos Cocos de Arcoverde 
A cidade de Arcoverde, no sertão Pernambucano, ganhou notoriedade pelas suas manifestações artísticas e culturais e, sobretudo, pelos grupos de samba de coco que com toda sua expressão e valor histórico ganhou espaço em grandes festivais populares no Brasil e exterior. Neste contexto, a Rota dos Cocos tem o intuito de reafirmar o título dado a Arcoverde de “Capital do samba de coco”, fomentando a produção cultural e transformando o coco em um produto que pode ser desfrutado o ano inteiro pela comunidade e turistas, através de ensaios abertos, festivais e comemorações. Somado a isso, a criação de roteiros de visitação objetiva a abertura ao público das sedes dos grupos, já que são verdadeiros museus orgânicos e contam a história das famílias e mantém viva a memória dos mestres e artistas populares da cidade. Dentro da economia criativa, os grupos - compostos em sua maioria por famílias - além da música, também são produtores gastronômicos e de artesanatos, contribuindo para a geração de renda e perpetuação da cultura local. A Rota dos Cocos é formada pelos grupos Coco Raízes de Arcoverde, Irmãs Lopes, Pisada Segura, Fulô do Barro, Trupé de Arcoverde, Eremim e Quebra- Coco Aliança.

- Coco Raízes de Arcoverde:
De dentro dos quilombos é que vem as bases para coco. O grupo Coco Raízes de Arcoverde é um dos símbolos que perpetua essa manifestação cultural. Com influência de elementos das culturas indígena e negra. Formado em 1992 por Lula Calixto e pelas famílias Gomes e as “irmãs Lopes”, o grupo passou a ser conhecido em 1996, quando rompeu as barreiras da cidade e passou a se apresentar em várias cidades do Brasil e turnês no exterior.  E até hoje vem florindo os palcos do mundo com suas saias godê. Seu canto retrata a poesia do sertão nordestino embalada pela dança Coco de Trupé. Endereço: Rua Mário Napoleão, 100 - Cruzeiro, Arcoverde-PE. Contato telefônico: (87) 98133-7591.  

- Coco Pisada Segura:
Fundado em 2015 no Bairro Tamboril em Arcoverde Pernambuco, com a missão de transmitir a tradição da cultura popular através do samba de coco, o grupo conta atualmente com seis componentes e os ensaios são realizados na Rua Emílio de Miranda, no bairro São Cristóvão, às terças e quintas-feiras, com agendamento prévio para visitação pública. Endereço: Rua Emídio de Miranda, 103, bairro São Cristóvão / Arcoverde-PE. Contato: (87) 991204922.

- Coco Fulô do Barro:
O grupo de Samba de Coco Fulô do Barro, foi fundado em 28 de julho de 2016 por Marcelo Cavalcanti da Silva, artista e brincante desde 2003, em busca de trilhar novos caminhos, ampliar e fortalecer a história do samba de coco. O mesmo traz o nome "Fulô" em homenagem as energias da natureza, força, essências e os cânticos dos povos que habitam e habitavam a região. O "Barro” é para simbolizar a busca pelo domínio da matéria prima, da qual o homem cria fatos de sobrevivência em grupo e fortalecimento da raça nas festividades comemorativas de domínio do barro. Endereço: Travessa Nilo Claudino Felipe, número 58, São Cristóvão / Arcoverde-PE Contato: (87) 9.9182.0056.

- Coco Trupé de Arcoverde:
O samba de Coco Trupé de Arcoverde foi criado em 02 de maio de 2009 pelo mestre Cícero Gomes. O desejo de ter um grupo que carregasse a sua identidade e atuasse no seu território, fez nascer o samba de coco no bairro do São Miguel. O grupo já se apresentou nos mais diversos eventos pernambucanos como o São João de Arcoverde, a Festa de Reis e o Festival Cultural da Juventude na Pedra; o Festival do Café em Taquaritinga do Norte e o festival de Inverno de Garanhuns, Além de eventos nas cidades de Petrolina, Belo Jardim, Recife, Caruaru e vários estados do Brasil. Endereço: Endereço: Rua Argemiro Santana, n.º 195/ São Miguel - Arcoverde-PE. Contato (87) 99112 4669.

- Coco Irmãs Lopes
A família Lopes é precursora do Samba de Coco em Arcoverde (1916) e a sede da atual denominação do grupo, Samba de Coco das Irmãs Lopes, funciona no mesmo espaço do museu Ivo Lopes que é um memorial a um dos mais destacados e históricos membros da família – o lendário Ivo Lopes. O museu foi fundado – na Cohab I, bairro da Boa Vista, zona leste do município de Arcoverde - no ano de 2002 pela mestra coquista Severina Lopes, irmã de Ivo. A artista montou o espaço dentro da sua própria residência, para que a comunidade local e os turistas pudessem contemplar o acervo histórico da tradição do samba de coco de Arcoverde, a partir da exposição de artigos visuais e materiais, guardados pela família Lopes. Endereço: Rua Três, 45, Cohab 1 / Arcoverde-PE-56519340. Contato: 87.99174-9330.

- Coco Erêmin
Samba de Coco Erêmin iniciou suas atividades em 27 de Setembro de 2016, no mês onde se comemora o Dia dos Santos São Cosme e Damião, por iniciativa de Valderlan Alves Mestre do Maracatu Raízes do Sertão, no intuito de resgatar crianças das comunidades carentes da região do Alto do Cruzeiro, na cidade de Arcoverde. O grupo é formado por crianças e jovens que têm como base e referência o Coco Raízes de Arcoverde. Os integrantes do coco Erêmin são todos filhos, netos e sobrinhos da família Calixto Montenegro. As crianças e jovens fazem um trabalho espelhado nos pais, tios, tias e avós e são um encanto nos palcos por onde passam levando o ritmo do coco genuíno da cidade portal do sertão pernambucano.
A sede do grupo fica na Rua Elizabeth Maria Costa Nunes, n. 100 – Sucupira. (próximo à Escolinha do município, no referido bairro).

- Quebra-Coco Aliança
O Grupo ”Quebra-Coco Aliança” surgiu a partir de uma brincadeira. Na data de 14 de Junho do ano de 2004 a grande maioria dos integrantes fazia parte de um Grupo de Jovens da Igreja Católica chamado “Grupo Nova Aliança”. Na ocasião esse grupo estava organizando uma Quermesse, onde haveriam várias apresentações e o coordenador do Nova Aliança (Jailton) pediu aos jovens Marcelo, José Iris e Aldemir que ensaiassem algumas músicas para apresentar no dia do evento. Foram ensaiadas e apresentadas no evento músicas típicas do Samba de Coco de Arcoverde que têm como diferencial o trupé. As pessoas gostaram e, a partir daí, começaram a convidar o grupo para outras apresentações. O Grupo cresceu e se desenvolveu até que um ano depois de ser fundado recebeu convite para tocar no São João da cidade de Arcoverde-PE.  E esse foi o start para que o grupo continuasse crescendo, se desenvolvendo e se consolidando como um importante grupo de samba de coco de Arcoverde. Endereço: Rua Luiz Gonzaga de Andrade, 81, São Cristóvão / Arcoverde-PE. Contato telefônico: (87) 991006850 / 991959436.

 

5.2 – Liga Cultural dos Bois e Similares de Arcoverde – LICBOIS e Associação Cultural Boi Maracatu – ACBM.

A liga funciona num dos Galpões da Estação da Cultura (antiga Estação Ferroviária de Arcoverde, de 1912, à Avenida Zeferino Galvão, nº 119, no centro), mesmo local onde também funciona a sede da Associação Cultural Boi Maracatu. A entidade congrega várias associações representativas de bois, ursos e similares, importantes segmentos do turismo cultural da cidade e fonte de inspiração para criação, em 2001, do Carnaval Folia dos Bois de Arcoverde, um dos principais polos carnavalescos de Pernambuco. No galpão onde funciona a LICBOIS e a ACBM existe um acervo que pode ser visitado e que conta a trajetória de um dos nichos culturais mais importantes para o acervo da cultura popular no Estado de Pernambuco, reunindo mais de 40 peças como adereços, figurinos, fotografias, vídeos, instrumentos musicais, alegorias entre outros itens. A ACBM, ao longo dos seus 18 anos de existência, desenvolveu vários trabalhos e a criação de repertórios, como: Boi Maracatu, Boi Estrela Solar, Boi Misterioso, Urso da Peleja, Quadrilha Mulambenbes em Pernas de Pau, Os Bonecandos, Caboclinhos da Jurema, Cobra da Bexiga Lixa e o Cavalo Marinho Sertão Afora, além de agregar referências estadual e possivelmente nacional.

A agremiação Boi Maracatu é hexacampeã do concurso carnavalesco da cidade do Recife, na modalidade bumba meu boi, detém o título de “hors concours” do Carnaval Folia dos Bois de Arcoverde e a associação conquistou vários prêmios com seus trabalhos realizados nas comunidades periféricas da cidade de Arcoverde, envolvendo pessoas de baixa renda e possibilitando a formação para o processo construtivo do ser cidadão e do ser artístico, mostrando caminhos que possam garantir a continuidade da tradição. A sede da LICBOIS e da ACBM também pode ser visitada pelo público durante o ano inteiro, com agendamento de no mínimo 08 dias de antecedência. Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones: (87) 99131-8079 ou (87) 99656-6634, com Everaldo Marques, presidente da liga e da associação, que funciona de segunda-feira a domingo, das 09h até às 12h e das 14h às 17h.


5.3 – Associação Cultural Urucungo de Arcoverde.
Fundada em Arcoverde no ano de 1998  pelos artistas Lula Moreira e Cacau Arcoverde, que atuam no segmento de produção musical, tem como objetivo principal apoiar o desenvolvimento artístico-cultural e as iniciativas que promovam inclusão social com inovação. A associação também se propõe a divulgar a tradição Afro-Brasileira e cultural popular com compromisso ético-estético, além de promover montagens de espetáculos, realizar oficinas, participar de eventos culturais nacionais e internacionais, congregar grupos artísticos que desenvolvem atividades com eixo central na Cultura Afro-Brasileira e na Cultura Popular e realizar trabalhos educativos com crianças e jovens, por meio de projetos sociais e culturais, em várias instituições voltadas às comunidades de baixa renda, periferias e menores infratores, fortalecendo o objetivo de preservação da cultura e a ampliação ao seu acesso, com produtos culturais e outras atribuições.

Reconhecida como de utilidade pública em Arcoverde, a  Urucungo já promoveu mais de 50 oficinas e workshops, capacitando aproximadamente 1,5 mil pessoas e realiza mais de 10 iniciativas culturais por ano e mais de 3 mil visualizações de suas atividades também por ano, no decorrer de sua trajetória até hoje. O trabalho mais recente da organização é o Projeto Sonidos da Esperança, promovido em parceria com a web-rádio Catimbau e instituições da América Latina. Quem tiver interesse em conhecer de perto as suas iniciativas, pode agendar uma visita pelo telefone: (87) 99100-3967, ou pelo e-mail: ac.urucungo@gmail.com. A Associação Urucungo está sediada na Avenida Zeferino Galvão, s/n?- 1º andar, no Cecora (Centro Comercial Regional de Arcoverde), área central da cidade. Mais detalhes também podem ser conferidos no site: https://associacaoculturalurucungo.blogspot.com.
 

6 - ATELIÊS.

6.1 - Ateliê Mestre Assis Calixto - Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco

 

Mestre Assis Calixto -  Batizado Francisco de Assis Calixto Montenegro, ele é o responsável pelo resgate do Samba de Coco Raízes de Arcoverde, grupo que foi criado no ano de 1994 pelo seu irmão, o brincante e artista popular Lula Calixto.

Atualmente, Mestre Assis integra o referido grupo nas funções de músico, vocal, compositor e artesão, confeccionando  os tradicionais tamancos de madeira utilizados nas apresentações, para o trupé. 

Assumindo também a função de Mestre Griô, é convidado frequentemente por escolas, para conversar com os estudantes sobre assuntos relacionados à cultura pernambucana. 

Sua atuação no segmento cultural passou a ser mais intensa a partir de 2011, quando realizou a Oficina de Coco de Roda, durante o X Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, em Goiânia/GO. Nesse mesmo ano, participou da Oficina de Arte Santeira, durante o Festival Pernambuco Nação Cultural, na região do Sertão do Moxotó, e também participou do Curso de Expressão da Língua e Criação Literária, realizado pelo Laboratório de Autoria Literária José Rabelo de Vasconcelos, do Sesc Arcoverde.  

Entre suas várias atribuições, realizou no ano de 2018 a exposição “Assis Calixto – A Certeza e o Brinquedo”, no Sesc Arcoverde, abordando a sua vida e obra.

No ano de 2019, foi eleito Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco, título concedido pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Cultura e da Fundarpe.  Em janeiro de 2020, gravou as músicas do seu primeiro CD de coco para crianças, denominado 'Cavalinho de Barro', que foi lançado no 12º Festival Lula Calixto, ocorrido em fevereiro de 2021. Nesse ano, realizou também o Podcast do Projeto Memória, gravado com apoio da Lei Aldir Blanc. 

Para agendamento de visitas na sede e ou no Ateliê, o público interessado pode entrar em contato pelo telefone: (87) 98133-7591 (Ilma Calixto), ou com o próprio Mestre Assis, através do número: (87) 99196-5636. 

O ateliê fica na Rua Mário Napoleão, nº 08, no Alto do Cruzeiro. Já a sede do Coco Raízes de Arcoverde fica na Rua Mário Napoleão, nº 100, também no mesmo bairro.


7 – CENTROS DE ARTESANATO.

7.1 - Casa do Artesão

 

Em Arcoverde, peças de artesanato características da cultura e tradição local e regional, são encontradas no CECORA (Centro Comercial Regional de Arcoverde) e no CGA (Centro de Gastronomia e Artesanato de Arcoverde), todavia, é na CASA DO ARTESÃO – fundada em 28 de março de 2008 e localizada à Rua Leonardo Couto, 145, também conhecida  como Rua Velha, no centro, em equipamento cedido pela Prefeitura de Arcoverde – que se concentra um grupo de artesãs que expõem e comercializam seus trabalhos que são bastante prestigiados pela população local e pelos turistas que visitam a cidade e também anualmente na Fenearte (Feira Nacional de Negócios do Artesanato, realizada em Recife).

As artesãs dedicam seu tempo e produzem suas peças de artesanato com foco na valorização da arte e da cultura região de Arcoverde. As peças são materializadas em palha, biscuit, bonecas de pano, pano de prato, pinturas, terços, crochê, fuxico, velas, peso de porta, trabalho em madeira, trabalhos recicláveis e muitas outras utilidades.

A Casa do Artesão fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Endereço: Rua Leonardo Couto, 145 - Centro.
Telefone: (87) 99145-9968 - Instagram: @casaartesaoarcoverde

 

8 - MUSEUS

8.1 - Museu do Boi de Arcoverde
Fundado em 2012, para homenagear o segmento cultural bastante pulsante em Arcoverde, especialmente durante o ciclo carnavalesco, contribuindo para que a cidade pudesse ter através da Lei nº 16.056, de 05 de junho de 2017, o título de ‘Terra da Folia dos Bois e Ursos’. A luta pelo museu vem desde 2012, quando o espaço foi inaugurado na sede de sua agremiação fundadora. E no ano de 2019, conquistou uma sede própria.
No referido espaço é possível encontrar um vasto acervo de registros e adereços dos Bois de Carnaval da cidade - todos de periferia – que contam as histórias entrelaçadas de mestres, grupos e fazedores de bumba meu boi, envolvendo um celeiro de artistas e artesões. Muitos dos mestres de bois de percussão, dançarinos, atores, iluminadores e costureiras, através dos seus trabalhos, vivenciam a cultura genuína dos Bois, incentivando crianças a não deixarem a tradição morrer.
O Museu do Boi de Arcoverde é considerado o pontapé para que a cultura do segmento não caia no esquecimento, insistindo também na salvaguarda do acervo dos Bois de Pernambuco e no incentivo à cadeia produtiva, que gera oportunidades e empregos diretos e indiretos. A sede fica na Praça Antônio Bezerra Figueiredo, 19, no Bairro Boa Vista, e funciona de segunda a sábado, no horário das 9h às 16h. Os atrativos do espaço cultural também podem ser conferidos na rede social Instagram: @museudoboioficial

9 - SANTUÁRIOS

- SANTUÁRIO DA DIVINA MISERICÓRDIA
Trata-se de um dos principais atrativos de turismo religioso de Pernambuco, localizado na região de Serra das Varas, zona rural sudeste do município, mais precisamente no Sítio Mocó. O acesso pode ser feito pela BR-232, a 12 km do centro de Arcoverde (são mais 5 km por estrada vicinal até o santuário) ou então através do povoado de Caraíbas, mais a leste, também pela BR 232. Sob a coordenação do CEDEC (Centro de Educação e Desenvolvimento Comunitário), entidade que desempenha diversas iniciativas em prol dos moradores da localidade rural, o Santuário da Divina Misericórdia foi idealizado e fundado pelo Padre Adilson Carlos Simões e dedicado à divina misericórdia de Deus. O local dispõe de igreja, oratórios, trilhas, restaurante, pizzaria, apartamentos, chalés, auditório, lanchonetes, rincão onde acontecem os grandes encontros e celebrações; amplos e belos jardins super arborizados, entre outros espaços para apreciar na companhia da família ou de amigos. Um lugar místico que atraí milhares de turistas e visitantes, a comunidade dos Filhos da Misericórdia é expressão viva da missionariedade do Fundador, através do carisma e da missão de viver e levar para o mundo palavra e a misericórdia de Deus.

Considerado um lugar de bastante espiritualidade, lá sempre acontecem nos finais de semana retiros e encontros para grupos, além da vinda de romeiros de várias partes do Brasil. E durante o ano, o Santuário sedia três grandes eventos: a Festa da Misericórdia, sempre um domingo após a Páscoa; o Festival de Inverno Católico, que acontece sempre em julho, contando com cantores de renome nacional da música católica; e o Natal Vida e Luz, sempre no mês de dezembro, celebrando o ciclo natalino em uma super estrutura. O Santuário está aberto todos os dias e conta com celebrações de missas diárias sempre às 17h. Para visitação de grupos faz-se necessário agendamento prévio através do telefone (87) 3822-7150.

 

10 - MEMORIAIS 

- MEMORIAL FREI DAMIÃO 

Sediado ao lado do primeiro portão de entrada do Centro Comercial Regional Vereador Ulisses de Brito Cavalcanti - Cecora, na área central da nossa cidade, o espaço foi inaugurado em 26 de abril de 2008, com a bênção do Pároco Pe. Adeildo Ferreira.

O Memorial possui em seu livro de registros a marca de 5.976 assinaturas até o momento, de visitantes das mais diversas cidades e estados, sendo uma das referências do nosso turismo religioso. O público geralmente costuma fazer no espaço os seus pedidos, assim como agradecimentos por graças alcançadas.

Contando com precioso acervo de documentos sobre a vida de Frei Damião de Bozzano, frade italiano radicado no Brasil e falecido em 31 de maio de 1997, que teve uma importante atuação religiosa em diversas cidades do Nordeste, a exemplo de Arcoverde, o Memorial também agrega como missão perpetuar a trajetória do frade, que foi reconhecido pelo Vaticano com o título de Venerável, dedicando sua vida à peregrinação e à fé.

Todo ano, no dia 31 de maio, o Memorial Frei Damião promove uma romaria abrangendo atividades religiosas com orações, apresentações de bandas filarmônicas, foguetes e participações de visitantes de outras cidades. E todo último sábado de cada mês, existe um encontro de orações para os devotos de Frei Damião, que é direcionado especialmente para o público do município.

Os devotos podem conhecer o santuário e fazer seus pedidos, que são destinados ao túmulo de Frei Damião, localizado na cidade do Recife.

A organização do santuário é feita por Dona Teresinha Vale de Oliveira Almeida, que criou o Memorial e também possibilitou que em frente à sede também fosse inaugurada em 14 de maio de 2019, a estátua do Venerável Frei Damião de Bozzano.

O Memorial Frei Damião é aberto para visitantes todos os dias, no horário das 8h às 13h. Contatos para visitas podem ser feitos com Dona Teresinha, através do telefone: (87) 9.9618.7841.

 

11 – ASSOCIAÇÃO ASTRONÔMICA

- ASSOCIAÇÃO ASTRONÔMICA DE ARCOVERDE (AAA)

Importante entidade que surgiu no intuito de divulgar a ciência da astronomia da cidade de Arcoverde, que é considerada a Capital Astronômica do Nordeste e que também foi eleita pelo Observatório Nacional do Rio de Janeiro, como uma das dez melhores cidades do país para a observação astronômica.

A AAA atua promovendo eventos como observação da Lua, Planetas, Estrelas, Galáxias, Cometas, Asteroides, entres outros fenômenos, através de telescópios. Além da observação em campo, a AAA instrui o público sobre manuseio de equipamentos astronômicos e faz exposição de meteoritos, além de praticar e incentivar a astrofotografia.

No decorrer de suas atribuições, a AAA já promoveu mais de 50 eventos, tais como: ‘Astronomia na Praça’, ‘Expedições em Busca de Meteoritos’, ‘Astronomia nas Escolas’, ‘Dia da Criança Astronauta’, ‘Natal dos Céus’, ‘Super Luas’, ‘As Grandes Conjunções Planetárias’, ‘Seguindo Cometas’, ‘Em Busca das Galáxias’, ‘As Luas Galileias’, entre outras ações, chegando a mais de 8 mil participantes em suas realizações.

O canal para contato com a associação é pelo Instagram: @aaarcoverdeoficial. Lá, é possível conferir todas as intervenções já promovidas no município e região.

 

Acesso rápido

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home2/marge631/public_html/arcoverde3/page-nav.php on line 26
Onde ir e o que fazer

    Fatal error: Uncaught mysqli_sql_exception: You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'and ativa='S'' at line 1 in /home2/marge631/public_html/arcoverde3/page-nav.php:30 Stack trace: #0 /home2/marge631/public_html/arcoverde3/page-nav.php(30): mysqli_query(Object(mysqli), 'select titulo, ...') #1 /home2/marge631/public_html/arcoverde3/page-nav.php(17): pagRel(Object(mysqli), NULL) #2 /home2/marge631/public_html/arcoverde3/pagina.php(123): pageNav(Object(mysqli), 'turimo', 'onde-ir-e-o-que...') #3 {main} thrown in /home2/marge631/public_html/arcoverde3/page-nav.php on line 30