ALTO DO CRUZEIRO

Fica a 2 km do centro de Arcoverde, próximo a BR 232. No local é possível ter uma visão parcial da cidade. Foi lá onde nasceu o Coco Raízes de Arcoverde.

 

CEDEC – Santuário da Divina Misericórdia

Via de acesso: BR 232, Km 253.
Distância da cidade: 15 km no distrito de Serra das Varas – Zona Rural de Arcoverde.
O Centro de Educação e Desenvolvimento Comunitário (CEDEC) foi criado no município de Arcoverde, em 1º de maio de 2000, a partir da mobilização de movimentos eclesiais, entidades filantrópicas e organizações populares liderados pelo Padre Adilson Carlos Simões da Silva. Localizado no Sítio Mocó, zona rural, o Centro é reconhecido como de Utilidade Pública Federal e de Assistência Social. Suas obras e projetos têm sido realizados com pleno êxito e são frutos do sonho com uma sociedade justa e igualitária para todos. O CEDEC desenvolve trabalhos junto às comunidades carentes de periferias e da zona rural da região, levando em consideração as necessidades e expectativas da população. Suas ações estão focadas na organização das comunidades, na promoção do desenvolvimento sustentável e na valorização da vida.

O CEDEC é conhecido pela Festa da Misericórdia e por ser um local destinado a orações, retiros e visitações.

 Email: www.terradamisericordia.com.br

 

CRUZEIRO NOVO

Fica a 2 km do centro de Arcoverde. Do local é possível ter uma visão privilegiada de toda a cidade e ainda conhecer a Capela do Cruzeiro.

 

FAZENDA ARARAS

Via de acesso pelo bairro do São Cristóvão.
Distância da cidade: 6 Km do centro
Proprietária: Maria do Socorro Britto
A fazenda possui desenhos rupestres que existem há mais de 300 anos antes de Cristo.

 

FUNDÃO

Via de acesso: BR 424
Distância da cidade: 7 Km
A Fazenda Fundão é conhecida por ser a casa onde nasceu o Cardeal Arcoverde, em 1850. Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, mais conhecido como Cardeal Arcoverde foi um sacerdote católico e o primeiro a ser elevado ao título e dignidade de cardeal em toda a América Latina. Foi reitor do Seminário de Olinda; 10º bispo nomeado de Goiás; 10º bispo de São Paulo; e 13º bispo e 2º arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Ele faleceu em 1930. A casa permanece preservada em sua construção original.

 

FUNDAÇÃO TERRA – MALHADA

Via de acesso: BR 232
Fica a 12Km de Arcoverde no Sítio Malhada
Responsável: Padre Aírton Freire.
A casa é destinada a realização de retiros, encontros e eventos religiosos e está aberta para visitação com agendamento prévio. A Fundação Terra, sobrevive de doações, e prioriza seus trabalhos na área da saúde, educação e moradia. Email: www.fundacaoterra.org.br

 

ESTAÇÃO FERROVIARIA 

Localizada na Praça Barão do Rio Branco, a estação foi inaugurada em 1912, no mesmo ano em que uma resolução do Conselho Municipal de Cimbres, comunicada ao governador mudou a denominação da localidade de Olho d´Água dos Bredos para Rio Branco, em homenagem ao Dr. José Maria das Silva Paranhos Jr., o barão do Rio Branco, histórico chefe da diplomacia brasileira, falecido no dia 10 de fevereiro de 1912Em 1943, o município passou a se chamar Arcoverde em homenagem ao Cardeal Arcoverde. Atualmente a estação encontra-se desativada. 

 

CINEMA RIO BRANCO

O Cinema Rio Branco é o mais antigo da América Latina. Foi inaugurado em 1917. Vale ressaltar que nessa época a cidade possuía apenas dois prédios: o da Estação Ferroviária e a casa comercial Salvio Napoleão que pertencia ao comerciante Valdemar Napoleão. Atualmente o projetor do cinema é analógico e só exibe películas de 35mm. Infelizmente, todos os filmes que estão sendo produzidos são digitais. Por isso, o Cinema está momentaneamente parado. Porém, a Prefeitura de Arcoverde já inscreveu projeto no Ministério do Turismo solicitando recursos para aquisição de um projetor digital, para que o cinema volte a funcionar diariamente.

 

CASA DE AUGUSTO CAVALCANTI

Casa que pertenceu ao usineiro Augusto Cavalcanti que veio para Arcoverde em 1915. Segundo consta foi erguida em 1919, para hospedar seu pai que era ministro. Registra-se ainda que este usineiro fez diversos benefícios à cidade, como implantar a energia elétrica e o primeiro cinema.