Prefeitura de Arcoverde divulga ações realizadas durante a primeira semana de março

O terceiro mês da gestão que trabalha por nossa gente iniciou com muita produtividade e compromisso. O Prefeito em exercício, Siqueirinha, realizou visitas às Secretarias para dialogar com os Secretários e se familiarizar com o funcionamento de cada setor.

SAÚDE

A Secretaria de Saúde continua com as ações de combate ao coronavírus. Na última semana a Administração Municipal de Arcoverde, através do Prefeito em exercício Siqueirinha, aderiu ao consórcio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), para aquisição de vacinas contra a COVID-19.  Ainda em relação a prevenção do coronavírus e ao atendimento de pacientes infectados, a equipe da Secretaria de Saúde esteve reunida com o diretor do Hospital de Campanha, para discutir as restrições e medidas impostas pelo Governo do Estado, a situação atual dos leitos, alinhar ações de proteção e buscar soluções para o enfrentamento da COVID-19.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Na última semana, a Secretaria de Assistência Social realizou a abertura do Mês da Mulher no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para pessoa idosa, com entrega dos kits sóciopedagógicos, contendo os materiais das oficinas desenvolvidas pelo grupo. A entrega dos kits está sendo realizada devido a pandemia, possibilitando que os usuários continuem desenvolvendo as atividades em suas residências.  Outra importante iniciativa foi o cadastramento para solicitação de segunda via de Certidão de Nascimento e atendimentos individualizados, garantindo o direito ao acesso à documentação pessoal para os usuários da política de Assistência Social.

EDUCAÇÃO

A Secretaria de Educação de Arcoverde está buscando alternativas para manter a qualidade da educação e a prevenção a disseminação da COVID-19, durante o ano letivo. Pensando nisso, nesta última semana, houve a preparação do material de trabalho para os professores da rede e à manutenção da internet nas escolas com capacidade de 100 MB,50 MB e 20 MB de fibra óptica, destinada ao remoto dos professores.

ENSINO SUPERIOR

A Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA) está passando por reformas estruturais visando a preparação para a retomada das aulas teóricas presenciais, estas reformas estão acontecendo de forma gradativa de acordo com a necessidade de cada setor. A Clínica Escola de Saúde também está recebendo reparos, a clínica é utilizada como local de estágio e para prestar atendimento à população. Além disso, A AESA foi destaque internacional através do Projeto Nursing Now (Enfermagem Agora) e recebeu o selo de reconhecimento através do projeto “Abre Caminho” que visa realizar ações de saúde e educação no Presídio Advogado Brito Alves (PABA) e na Colônia Penal Feminina de Buíque (CPFB), este reconhecimento demonstra o excelente trabalho realizado pela AESA no nosso município.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos de Arcoverde lançou na última semana o Projeto Empreendedor Legal, com o objetivo de auxiliar microempreendedores individuais (MEI) a regularizarem sua situação junto à Receita Federal. Ainda na semana passada a Sala do Empreendedor Itinerante visitou a Vila São Francisco, o objetivo do projeto é monitorar e elevar o número de formalizações do MEI, definir metas de alcance para os índices de desenvolvimento do município, capacitar todos os pequenos empresários para alavancar seus negócios e fortalecer o empreendedorismo, gerando mais renda e trabalho para nossa cidade.

AGRICULTURA

O encontro entre o Prefeito em exercício de Arcoverde, Siqueirinha e o Secretário de Agricultura Kelsen Ferreira teve como uma das principais pautas o abastecimento de água em toda a zona rural do município. Desta maneira, foi autorizada a contratação de 6 caminhões pipas para reforçar a distribuição de água, além da disponibilização de 3 equipes de atendimento, buscando suprir o controle de demandas solicitadas nos últimos meses. Além disso, a equipe da Secretaria de Agricultura esteve no sítio Zumbi para imunizar criações dos produtores locais.

SECRETARIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS E MEIO AMBIENTE

Arcoverde está sendo bem cuidada pela Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente.  A população dispõe de ruas limpas, arborizadas e bem iluminadas, nossa gente tem qualidade de vida. Estas foram as ações da Secretaria na última semana:

Coleta de lixo: Foram retiradas das ruas, 420 toneladas de lixo comum, 104,320 toneladas de entulho, e mais de 7 mil toneladas de podação de árvores.

Meio Ambiente: Foram plantadas 14 mudas próximo à Estação da Cultura, sendo 3 mudas de Ipê Rosa, 6 mudas de Aroeira e 5 mudas de Jacarandá.

Iluminação Pública: Foram realizadas 74 ações, sendo 47 manutenções, e 27 lâmpadas utilizadas. Os bairros beneficiados foram Loteamento Arco Íris, Cel. Siqueira Campos, Centro, Cohab II, Lot. Anchieta, Lot. Cardeal Arcoverde, Resid. Maria de Fátima, Santa Luzia, São Cristóvão, Sucupira e Tamboril.

OBRAS

As obras não param em Arcoverde. Na última semana teve início a pavimentação da Rua Argemiro Pereira Feitosa; a continuidade dos serviços de Pavimentação da Rua Panamá; o andamento da obra da Quadra do Riacho do Meio e da obra da escola de 12 salas; realização de serviços de manutenção nos filtros da Usina e de Asfalto; e a solicitação de insumos para início dos serviços de alvenaria na reforma do Teatro Municipal.

ARCOTRANS

A Autarquia de Trânsito de Arcoverde (ARCOTRANS) teve 08 ordens de serviço autorizadas referentes a sinalizações verticais e horizontais. As sinalizações são fundamentais para preservar as condições de segurança e fluidez do trânsito e de acessibilidade na nossa cidade. 

CULTURA

Na última semana, a Secretaria de Cultura esteve envolvida na organização e planejamento das atividades voltadas à semana da mulher. Aconteceu a reunião com representantes da Associação Comunitária das Caraíbas e do Reisado Encanto das Caraíbas, para viabilizar atividades de qualificação profissional das mulheres artesãs e acesso aos editais de financiamento, além do planejamento da atividade Presente Literário, direcionada para as mulheres de alguns serviços públicos municipais, no dia 08 de março, em ocasião do Dia da Mulher.

 

Ascom - Prefeitura de Arcoverde

img

'