Prefeitura de Arcoverde divulga as ações realizadas durante a segunda semana de março

A Prefeitura de Arcoverde está cumprindo com o seu compromisso em realizar uma gestão de qualidade e trabalhar pelo avanço da nossa cidade. Confira a seguir as ações realizadas pela Prefeitura de Arcoverde durante a segunda semana de março:

SAÚDE

Como parte da programação do mês da mulher arcoverdense, no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, aconteceu o evento ‘’Saúde da Mulher em Foco em Sala de Espera do Centro de Saúde’’. Outras ações da Secretaria de Saúde também merecem destaque, entre elas as fiscalizações realizadas pelas equipes de Vigilância Sanitária, com apoio do Detran, Polícia Militar e Bombeiros, para o cumprimento do novo Decreto do Governo do Estado de Pernambuco na nossa cidade. Na última sexta-feira (12), foi dado início a vacinação direcionada para idosos entre os 75 e 79 anos, seguindo a contemplação da Fase 1, do Plano de Vacinação contra a Covid-19.

AGRICULTURA

Na última semana a Secretaria de Agricultura de Arcoverde realizou a inauguração do Posto Veterinário Municipal. A unidade está disponível para animais em que seus donos não tenham condições de pagar pelo atendimento e animais em situação de abandono. Além disso, a Secretaria realizou a recuperação das estradas na localidade de Grota da Palha, limpeza dos barreiros que atendem a região do Sítio Deserto e a vacinação de bezerras contra a brucelose nos povoados do Soares e Micro-ondas.

EDUCAÇÃO

Além de fornecer a estrutura necessária para a continuidade das aulas durante a pandemia, a Secretaria de Educação ainda está realizando obras estruturais nas escolas, que estão sendo preparadas para o retorno dos alunos às aulas presenciais.

CULTURA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

A Secretaria de Cultura realizou na última semana algumas ações voltadas ao Dia Internacional da Mulher, entre elas a intervenção ‘’Presente Literário’’, em 11 secretarias e autarquias do município e o apoio técnico e estrutural ao projeto Mulher Artesã, junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Centro de Inclusão. Ainda realizou o workshop Funcultura (de 10 a 12 de março), que trouxe orientações a respeito dos editais de fomento estaduais.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Secretaria de Assistência Social, entre outras ações, trabalhou também com foco nas orientações e atendimentos direcionados a mulher. O povoado de Ipojuca recebeu a ação ‘’Projeto Semear: Feminicídio no Brasil’’, realizado em parceria com a Coordenadoria da Mulher, com o objetivo de levar informações, sensibilizar e conscientizar mulheres em relação aos dados gritantes de violência contra a mulher em nosso país e como elas podem agir e que serviços acionar em caso de violência. Aconteceu também a Roda de Diálogo realizada pela Coordenadoria da Mulher em parceria com o Cadastro Único, com o tema ‘’A mulher enquanto chefe de família: o uso consciente de recursos e benefícios socioassistenciais’’. Além disso, o CRAS São Cristóvão, a Coordenadoria da Mulher e o Programa Criança Feliz realizaram, na Praça do São Cristóvão, a ação ‘’Blitz Lilás: Lute com uma mulher’’ levando informações às mulheres acerca de seus direitos.

SECRETARIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS E MEIO AMBIENTE

A Prefeitura de Arcoverde, por meio da equipe da secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, teve uma semana de muito trabalho e conseguiu atender uma boa parte das muitas demandas de nossa cidade.

Foi realizada a limpeza do Canal Riacho do Mel; Revitalização do sistema de canalização de resíduos sólidos na Rua Leôncio Manso de Melo (São Cristóvão); Reposição de calçamento da Rua da Serra (São Geraldo); Reposição de calçamento da Rua Laércio de Sá (Vila do Presídio).

Outras ações:

Coleta de lixo: Foram retiradas das ruas, 45,010 toneladas de lixo comum, 714,970 toneladas de entulho, e mais de 10 mil toneladas de podação de árvores.

Iluminação pública: Foram realizadas 106 ações, sendo 66 manutenções, 30 lâmpadas substituídas e 10 lâmpadas de led instaladas. E os bairros beneficiados foram Alto Cardeal, Cel. Siqueira Campos, Centro, Cohab II, Lot. Veraneio, Pôr do Sol, Santa Luzia, Santos Dumont, São Cristóvão, São Miguel e Sucupira.

Ascom – Prefeitura de Arcoverde