Série de entrevistas com os Secretários da Prefeitura de Arcoverde: Secretaria de Cultura

Para que a população conheça melhor os responsáveis por cada secretaria, a Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Comunicação, está realizando uma série de entrevistas trazendo informações sobre o funcionamento de cada pasta. A seguir, a entrevista concedida por Juliana Aguiar, Secretária de Cultura

1-Fale um pouco de você e sobre o cargo que ocupa.

Sou Juliana Aguiar, mulher, mãe de Maria, artista arcoverdense da Literatura e do Teatro. Sou pedagoga, pesquisadora, escritora, arte educadora, origamista, ouvinte-leitora-contadora-escritora de Histórias, biblioterapeuta, produtora cultural, gestora e elaboradora de projetos culturais. Faço parte da equipe gestora da Estação da Cultura, sou integrante da RIPA e hoje ocupo o cargo de Secretária de Cultura da cidade de Arcoverde.

O desafio de assumir a gestão da Secretaria de Cultura nos chegou como uma atividade coletiva, a missão é construir uma gestão colegiada, com participação efetiva dos fazedores e das fazedoras de arte e Cultura da cidade. Abrindo as portas da secretaria e disponibilizando os recursos estruturais e humanos para o fortalecimento dos fazeres artísticos da cadeia cultural de Arcoverde. Fortalecendo os dispositivos culturais já existentes, a exemplo do Conselho Municipal de Políticas Culturais e trilhando novos caminhos para a construção da Fundação de Cultura de Arcoverde, ação que possibilitará a busca por mais investimentos através do acesso a editais públicos e privados, e permitirá uma relação cada vez mais próxima e participativa do movimento artístico da cidade.

2-Por favor, resuma como funciona o trabalho da sua secretaria e um pouco sobre as principais ações da secretaria até o momento.

A Secretaria de Cultura hoje dispõe do atendimento nos Balcões de Orientação de Prestação de Contas da LAB do município; Criação de Portfólio Artístico, Alimentação de Redes Sociais e Criação de CNPJ; Orientação para Elaboração de Projetos Culturais. Vem realizando atividades formativos nos campos da produção cultural e da educação em artes, a exemplo do “workshop Funcultura”, que trouxe orientações a respeito dos editais de fomento estaduais e do ciclo de oficinas artísticas desenvolvido para os arte educadores e educadores sociais da Secretaria de Ação Social.

Estamos com as obras de reforma e melhoramento do Teatro Municipal Geraldo Barros em pleno vapor, com o pregão para reforma do Cinema Rio Branco aberto e em fase de conclusão e aprovação do projeto arquitetônico de melhorias para as fachadas e paras as áreas externas da Estação da Cultura. Obras de grande importância para a classe artística e para o povo de Arcoverde.

A Secretaria de Cultura em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico vem garantido espaço e valorização para a música autoral arcoverdense, através da programação diária da Rádio CECORA. Vem também oferecendo apoio técnico e estrutural aos projetos e ações do Centro de Gastronomia e artesanato – CGA. Parceria que vem possibilitando a construção de novas rotas turísticas e culturais para a cidade e fortalecendo caminhos para o desenvolvimento autônomo e eficiente da cultura e do turismo arcoverdense.

Hoje a Secretaria de Cultura conta com um banco de projeto para as diversas linguagens artísticas e culturais da cidade e vem construindo pontes para garantir financiamentos e mais oportunidades para os segmentos artísticos de Arcoverde.

3-Como a população pode acessar os serviços desta secretaria?

Presencialmente, a Secretária de Cultura fica situada a rua Germano Magalhães, 84, Centro, e funciona dás 8h às 14h, de segunda à Sexta. Pelo telefone (87) 3821.2263, pelo email: cultura@arcoverde.pe.gov.br e no Instagram @secultarcoverde (https://instagram.com/secultarcoverde?igshid=19wmez4egberi).

4-Como a população pode colaborar com o trabalho da secretaria?

Fortalecendo as manifestações artísticas e culturais do povo de Arcoverde, através da contratação das atividades e dos espetáculos. Seguindo as redes sociais de nossos artistas e Grupos Culturais, assistindo, curtindo e compartilhando suas publicações nas redes sociais. Propondo e desenvolvendo projetos artísticos culturais na cidade. Valorizando e registrando as atividades artísticas, indo ao teatro, participando dos shows e demais ações culturais. Comprando produtos artesanais, livros e demais produções de artistas da cidade. Além de consumir e divulgar a gastronomia local.

Ascom - Prefeitura de Arcoverde