Arcoverde recebeu a oficina ‘O Bombo de Corda, para Bumbar’

Entre os dias 19 e 20 de março, aconteceu a oficina de ‘O Bombo de Corda, para Bumbar’, com o apoio da Prefeitura Municipal de Arcoverde, Lei Aldir Blanc, LICBOIS de Arcoverde e as Associações Culturais Boi Maracatu. Onde teve participações dos representantes das agremiações como: Boi Estrelinha, Boi Milagroso, Boi Estrela Solar, Boi Arco de Ouro, Boi Maracatu, Urso da Peleja, Ala Ursa Betânia, Urso Vira Mundo e a comunidade local. Foram convidados também os Ursos pela diversidade musical com a utilização do instrumento “Zabumba”.

A oficina inicialmente passou dois tipos de Vídeos/Documentário para que os alunos possam desenvolver e trabalhar a consciência e percepção do som, com os fundamentos da aptidão auditiva relacionada ao toque e ao som do bumbar, desenvolvendo a coordenação através do conhecer e reconhecer os sons e ritmos, com aquecimentos corpóreos com suas evoluções, além do trabalho em equipe. A atividade teve vários pontos como: práticas musicais (ritmo, solfejo e ditado musical); a teoria musical; funções harmônicas básicas; estudo dos aspectos melódicos focalizando a função tons e intervalos; os aspectos rítmicos em compassos simples (binários, ternários e quaternários). Sinais gráficos de dinâmica, andamento e articulação.

Ewerton de Melo Macena, nascido e criado entre as comunidades do São Geraldo e Boa Vista da cidade de Arcoverde. Desde os seus 10 anos de idade teve a sua primeira experiência no mundo da cultura popular através das oficinas preparatórias realizadas pela Ass. Cul. Boi Maracatu e LICBOIS de Arcoverde. Hoje em dia aos seus 22 anos é Produtor Cultural e Músico Percussivo, desenvolve ações culturais onde atua com o Boi Estrela Solar onde é o presidente como arte educador, maestro, ator e coreógrafo.

Informações:
Local sede: Associação Cultural Boi Maracatu
Quando aconteceu: 19 a 20 de março de 2021.
Oficineiro: Ewerton Macena
Apoio de Produção: José Iderval, José Alves (Eshilly Alves) e Diogo Castros, Ericles de Melo. Fotografia e Filmagem: Mateus Manoel
Intérprete de Libras: Rodrigo Santana

Texto e arte: Divulgação