Arcoverde recebe a Oficina de Criação e Manipulação de Máscaras de Ala Ursas

O Grupo Carnavalesco Urso Vira Mundo realizou, entre os dias 25/03 e no dia 28/03 de março, a Oficina de Criação e Manipulação de Máscaras de Ala Ursas no bairro da Boa Vista para o grupo e a comunidade, na Travessa Joaquim Tenório Cavalcante da Silva, n° 21, Boa Vista. Essa ação conta com recursos da Lei Aldir Blanc, através da Secretaria de Cultura (Secult Arcoverde) e da Prefeitura Municipal de Arcoverde.

Foi proposta uma oficina que seria dívida em duas etapas sendo elas teóricas e práticas, onde os alunos aprenderiam conceitos e técnicas para a criação de Máscaras carnavalescas (em especial Ala Ursas), descobrindo o surgimento dessas máscaras e a chegada delas no carnaval. Depois os processos de criação disponibilizando moldes, e acompanhado por uma equipe capacitada orientando a utilização do material (que seria em sala de aula nas redes municipais, porém por conta da Pandemia não foi possível) entre eles: papelão, lápis de cera, cola, papel de embrulho e jornais. Seguindo a tradição com a precisão necessária para o entendimento e compreensão aos diálogos que se estabelecem entre nosso folclore e o imaginário popular.

Sobre o Urso Vira Mundo: A história da brincadeira é contada por Glória (uma personagem) que é espontânea em suas palavras, glória conta esses relatos em formas de cantigas antigas, mais ou menos como era viver em uma casa branca dominados pelo medo. O Urso por sua vez nasce no dia 15/11/2016 numa pequena cidade chamada Tacaimbó/PE e tem um intercâmbio com a cidade de Arcoverde por conta da LICBOIS Arcoverde, com intuito de retirar jovens e crianças das ruas para fazer atividades culturais como: batuque, dança popular, música percussiva como: coco, fanfarra, frevo ciranda e demais ritmos.

Sobre o Oficineiro: José Iderval, nascido e criado na cidade de Tacaimbó/PE é Produtor Cultural, arte educador, Coreografo, Artesão, Ator e Poeta, sua carreira artística deu início por volta dos seus 11 anos de idade em sua comunidade passando a participar da Associação Brincantes Cênicos Boi Estrelinha e posteriormente a integrar em outros grupos culturais como: Quadrilha Junina Pisa na Brasa, Associação Cultural Boi Maracatu, Boi Arco de Ouro e LICBOIS de Arcoverde,  participando de várias oficinas formativas realizadas por esses grupos culturais tornando assim o seu currículo rico em atividades.

Equipe
Oficineiro: José Iderval
Auxiliar de Oficina: Gena Alves
Fotografo e Filmagem: Mateus Manoel
Apoio de Produção: Eshilley Alves, Everaldo marques, Ewerton Macena, Ericles Macena, Mª do Socorro (Ateliê Mª do Socorro)
Duração da oficina: 25 e 28 de 2021
Local: Travessa Joaquim Tenório Cavalcante da Silva, n°21, Boa Vista (Sede do Urso Vira Mundo)
Horário: das 14h às 17h
Faixa Etária: A partir dos 09 anos
 

Texto e Arte: Divulgação

img

'