Arcoverde recebe o Projeto Olho Mágico Circulação Lambe Lambe, na manutenção do Urso da Peleja

Numa parceria entre a Troupe Espantalho e a Associação Cultural Boi Maracatu, com apoio da Prefeitura de Arcoverde, acontecerá nesta quarta-feira, 09 de junho, das 14 às 18 horas, na Estação da Cultura (sede do Maracatu) mais uma exibição do Projeto Olho Mágico Circulação Lambe Lambe, com a apresentação da peça curtíssima de teatro de miniaturas, Nussoken, que tem autoria e interpretação de Romualdo Freitas, há um ano de volta a Pernambuco oriundo do Acre e retornado  a Arcoverde desde novembro de 2020. A ação está inserida no projeto de manutenção e formação do Urso da Peleja, agremiação atuante na Liga Cultural de Bois Ursos e Similares de Arcoverde.

Atuando nas Artes Cênicas desde 1978, Romualdo vem desenvolvendo a mais de duas décadas pesquisas na linguagem do Teatro de Bonecos e Formas Animadas. Seu último experimento na área, o espetáculo Nussoken, é uma incursão pelo no teatro de miniaturas ou Teatro Lambe Lambe que consiste em apresentações de teatro no interior de pequenas caixas para público individualizado.

O espetáculo Nussoken é uma experiência de afeto e intimidade. Olho Mágico, nome do projeto, define bem a característica desse teatro. Manipulador e espectador, um por vez, estabelecem uma fina relação através do olho, pequena abertura de uma caixa preta, que em três minutos, apresenta a narrativa urgente e atual, onde o tempo-ponteiro atravessa dimensões e, olhos conectados, manipulador e espectador vivenciam uma outra natureza das coisas. A sacralidade característica das máscaras e dos bonecos é reinventada numa criação minuciosa que mistura camadas de cores exuberantes de borboletas e pássaros encantados, com objetos-lixo, miniaturas de um real tão dolorido da colonização e do progresso, na trajetória de um pequeno indígena sem nome que, por instantes, nos fita com seus pequenos olhos, pelos olhos da caixa mágica. Prova de que o teatro se faz de diversas maneiras, mas sempre com a conexão viva e potente entre o público e o atuador, emocionando diferentes faixas etárias e levantando questões pertinentes da relação do homem com o seu habitat e do respeito e valorização aos povos indígenas, nossos ancestrais.

A ação Lambe Lambe no Urso da Peleja, que conta ainda com o apoio do Coletivo Caverna Sertão, está inserida no processo de formação do grupo de jovens e adolescentes que compõem o grupo Urso da Peleja, público prioritário para as exibições, mas também será aberta ao público em geral, considerando as exigências e medidas de proteção recomendadas pelas autoridades sanitárias, relativas à pandemia da COVID 19.

SERVIÇO:
- O quê?
OLHO MÁGICO – CIRCULAÇÃO LAMBE LAMBE (Teatro de bonecos)
- Quando
Quarta Feira – 09 de junho de 2021
- Horário
Das 14 às 18 horas
- Onde
Estação da Cultura – Sede do Boi Maracatu
- Valor
Chapéu (contribuição voluntária)

Equipe Técnica Oficial do projeto “Manutenção do Urso da Peleja”: