Assistência Social de Arcoverde promove atividades sobre Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

No Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado no último 12 de junho e instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Prefeitura Municipal de Arcoverde, através da Secretaria de Assistência Social ressaltou a importância da conscientização e, principalmente, do ato da denúncia, sendo este um passo muito importante para a diminuição de casos de trabalho infantil. A iniciativa, que pode ser anônima, possibilita a interrupção da situação e também a punição dos responsáveis.

A Assistência Social, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) São Cristóvão, São Geral, e Cidade Jardim, realizaram ações com vídeos, postagens em redes sociais, e panfletagem nas ruas em alusão ao Combate ao Trabalho Infantil.

Ontem (14), o Centro de Referência Especializado em Assistência Social realizou uma Live falando sobre os desafios da erradicação do trabalho infantil. A iniciativa teve a participação do coordenador do CREAS, Ricardo Menezes, abordando o desafio que é combater o trabalho infantil; do professor Aranduy Santana, que falou sobre a questão histórica do trabalho infantil e sobre a construção do combate que vem sendo construída no mundo; da psicóloga, Naianny Mendes, tratando sobre as consequências físicas, cognitivas, psicológicas que o trabalho infantil causada às crianças; e da professora Patrícia Cursino Padilha, evidenciando a importância sobre as ações ao combate ao trabalho infantil, realizadas pelas equipes da Secretaria de Assistência Social.

De acordo com os dados da última divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), até 2020, o total de 1,768 milhão de crianças e adolescentes (de cinco a 17 anos) viviam em situação de trabalho infantil, o que representava 4,5% da população nesta faixa etária.

Nosso maior desejo é que a cada novo dia possamos preservar e lutar pelos direitos das nossas crianças e adolescentes.

Artes: SAS/Divulgação