Nova diretoria do Conselho de Segurança de Arcoverde toma posse

Em videoconferência realizada na noite da última quarta-feira (30/06), o Conselho Municipal de Segurança de Arcoverde (COMSA) apresentou a sua nova Diretoria Executiva, assim como o Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo, para o Biênio 2021/2023. A eleição, ocorrida no dia 1° de junho, elegeu em chapa de consenso como presidente, o representante da Secretaria de Educação de Arcoverde, Sandro Tenório de Carvalho, e como vice-presidente, o Major Eduardo de Azevedo Neto, comandante do 9° Grupamento do Corpo de Bombeiros, sediado no município.

A reunião online contou inicialmente com a leitura do Estatuto do COMSA e em seguida, com a apresentação da nova Diretoria Executiva, composta além do presidente e vice-presidente eleitos, pela primeira-secretária, a subtenente e representando o 3° BPM, Candice Constant e Silva; o segundo-secretário André Luiz Souza Frota, representante da ACA; e o tesoureiro Girlenildo Melo, representante da CDL. Para o Conselho Fiscal, foram eleitos: José Aldênio Costa Ferro, representante da AESA; Fábio Brito, gerente do Banco do Brasil; João Marcos Tenório de Britto Cavalcanti, vereador do município. E para o Conselho Deliberativo, foram eleitos: Antônio Gibson Siqueira, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos; Lourival Siqueira Júnior, representante do Ministério Público; e José Fabiano da Silva Neto, representante da OAB.

Após a realização da posse dos componentes eleitos, o vice-prefeito e secretário municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Israel Rubis, representando na ocasião o prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel, fez uso da palavra, ressaltando a importância da cidade poder contar com os trabalhos do COMSA e contribuir com as ações operativas da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco.

“É importante que a sociedade civil se mobilize notadamente, através de conselhos e da intenção das pessoas. E aqui, a gente tem um misto de várias pessoas que sim, podem contribuir”, afirmou Israel Rubis, elencando características imprescindíveis dos membros eleitos, para que o referido conselho possa colaborar com a efetividade de uma melhor segurança pública na cidade de Arcoverde. O vice-prefeito também se colocou à disposição dos trabalhos a serem desempenhados, no decorrer do Biênio 2021/2023.

Posteriormente, o presidente Sandro Tenório de Carvalho fez as saudações a todos os participantes da videoconferência, assim como os membros que agora constituem a Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo, destacando em seu discurso de posse o comprometimento que terá nas suas atribuições.

“É com muito orgulho e com o sentimento de responsabilidade, que eu assumo essa presidência do COMSA. Um desafio que eu só aceitei por ter a plena convicção de que não estaria sozinho, e que contaria com o apoio dos demais componentes desta disposta diretoria, que gentilmente aceitou o nosso convite para dividir essa jornada pelos próximos dois anos, conforme assim Deus permitir”, ressaltou o presidente, fazendo em seguida, agradecimentos e dando boas vindas aos presentes.

Sandro Carvalho também abordou alguns dos seus objetivos principais de trabalho, como colaborar com a criação de um regimento interno para o conselho; o progresso na implantação de câmeras de vídeo-monitoramento na cidade; o projeto da Guarda Municipal iniciado na gestão anterior; e desenvolvimentos estruturais e técnicos funcionais para o referido conselho.

A reunião online também contou com o uso da palavra de alguns dos componentes do COMSA, que na oportunidade evidenciaram as expectativas para o Biênio 2021/2023. A primeira reunião deliberativa da nova gestão ficou definida para acontecer no próximo dia 15 de julho, e será anunciada brevemente com mais detalhes, para os integrantes do referido conselho de segurança.

Foto: Reprodução/COMSA