COMTUR Arcoverde abraça campanha do Ministério do Turismo

O Conselho Municipal de Turismo de Arcoverde (COMTUR), que tem como presidente o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio Gibson de Siqueira, está lançando a partir desta terça-feira, 1º de fevereiro, em parceria com a Prefeitura de Arcoverde (através das Secretarias de Turismo e Eventos e de Desenvolvimento Econômico) e entidades parceiras a exemplo do SESC, ACA e CDL, uma ampla campanha de divulgação, a nível local, de um dos mais vitoriosos programas idealizados pelo Ministério do Turismo do Brasil (MTur) – o SELO TURISMO RESPONSÁVEL, LIMPO E SEGURO.

A Campanha tem como objetivo estimular os responsáveis pelos equipamentos turísticos de Arcoverde (rede hoteleira e extra hoteleira, bares, restaurantes, lanchonetes e similares; agências de viagens e turismo e empreendimentos de entretenimento e lazer, além de toda a infraestrutura de apoio ao turismo existente no âmbito do município) a aderirem ao selo que estabelece regras de boas práticas de higienização para os vários segmentos do setor de turismo, funcionando como um incentivo para que os turistas que visitarem a nossa cidade possam sentirem-se seguros ao frequentar nossos equipamentos que, com a adesão ao selo, demonstram cumprir as normas e os protocolos específicos para a prevenção da covid-19 e suas variantes.

Alguns equipamentos turísticos de Arcoverde, a exemplo do Grupo de hotelaria e extra hotelaria do empresário Rodrigo Henrique de Araújo (foto) – formado pelo Max Hotel, Henry’s Hotel e Amaretto Hotel – já possuem o Selo desde o seu lançamento a nível nacional pelo Ministério do Turismo, além da Agência de Viagens e Turismo do Sesc Arcoverde, dentre outros poucos. Esta, então, será a oportunidade dos demais equipamentos turísticos de Arcoverde aderirem ao programa unindo-se, a partir de hoje (01/02), ao movimento de mobilização do Conselho Municipal de Turismo que irá mostrar, juntamente com as Secretarias Municipais de Turismo e Eventos e de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Arcoverde, os caminhos até a obtenção definitiva do selo, inclusive, se colocando à disposição para esclarecer dúvidas e ajudar diretamente no processo de adesão. Para tanto, o interessado poderá entrar em contato através do Telefone (87) 3821.2019 ou, de forma presencial, indo à sede da SEDEC-SETUR (Rua Barbosa Lima, s/n – centro, térreo do prédio do Centro de Cultura).

Para aderir ao Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro, o equipamento precisa atender à seguinte demanda:

a) Está enquadrado num desses 15 (quinze) segmentos turísticos, a saber: 1 - Meios de Hospedagem; 2 - Agências de Turismo;  3 - Transportadoras Turísticas;  4 - Organizadoras de Eventos; 5 - Parques Temáticos; 6 - Acampamentos Turísticos; 7 – Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares; 8 - Centros ou locais de Convenções, feiras, exposições e similares; 9 - Empreendimentos de Entretenimento e Lazer e Parques Aquáticos; 10 - Empreendimentos de Apoio ao Turismo Náutico ou à Pesca Desportiva; 11 - Casas de Espetáculos; 12 - Prestadoras de Serviços de Infraestrutura para Eventos; 13 - Locadoras de veículos para turistas; 14 - Prestadoras Especializadas em Segmentos Turísticos; e 15 - Guias de Turismo.

b) Acessar o site: www.turismo.gov.br/seloresponsavel e fazer a inscrição na aba (FAÇA SUA ADESÃO) do programa.
c) A empresa ou entidade precisa estar cadastrada no CADASTUR (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), do Ministério do Turismo, que é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. Para se cadastrar no Cadastur, o caminho mais curto é: 1 - Acessar o site: www.cadastur.turismo.gov.br ; 2 - Criar um “novo usuário” caso ainda não tenha; após isso, você receberá no e-mail cadastrando a senha para acessar o sistema; 3 - Preencher todos os campos solicitados do formulário eletrônico; e 4 - Aceitar o Termo de Responsabilidade. A partir da entrega da solicitação de cadastro e documentação, o Órgão Delegado de Turismo tem até 30 (trinta) dias úteis para analisar o pedido e emitir um parecer. Se o pedido for deferido, o Sistema CADASTUR emitirá o certificado de regularidade de cadastro em até 10 dias úteis.

Para o Presidente do COMTUR Arcoverde e Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio Gibson de Siqueira, se associar e promover essa campanha de conscientização no âmbito do município, demonstra o protagonismo do conselho e sua importância como instrumento de apoio não apenas à gestão pública do turismo, mas,  sobretudo, na busca de caminhos que possam de forma educativa, inovadora e criativa, orientar à população sobre a importância de políticas públicas que possam melhorar a atividade turística no município. “No caso específico desta campanha de promoção do selo turismo responsável, limpo e seguro e sua adesão pela maioria dos equipamentos que formam a cadeia produtiva do turismo em Arcoverde, faz-se necessário que todos nós tenhamos consciência de que adotando o selo estaremos propiciando o devido incentivo para que turistas e consumidores em geral possam frequentar os equipamentos com total segurança, sabendo que os mesmos cumprem rigorosamente os protocolos de prevenção da pandemia da covid-19 e suas variantes. Portanto, este é o momento certo de aderir e fazer a nossa parte”, exortou o Presidente do COMTUR.

Arte e foto: Divulgação