Arcoverde promoveu Jornada da Trabalhadora da Saúde do município

A Secretaria de Saúde realizou essa semana a primeira “Jornada de cuidados da mulher trabalhadora da Saúde do Município: Cuidando de quem cuida”. O evento que aconteceu em dois dias teve como objetivo desenvolver processos de educação permanente em práticas de valorização das trabalhadoras, sendo direcionado somente para mulheres funcionárias.

Segundo a Secretária Socorro Vidal, a realização da jornada partiu da “preocupação com as mulheres trabalhadoras da saúde, para que elas uma vez cuidadas possam levar esse mesmo cuidado para as mulheres de Arcoverde”.

A Coordenadora de Educação em Saúde, Giselle Bezerra, destacou que a jornada foi pensada no cuidar como o todo. “Pensar que nós como pessoas, seres humanos, precisamos sermos cuidadas não só na questão física, mas no psicológico que é o quê muito importa, pois a gente só pode cuidar quando nos cuidamos primeiro. É um cuidado que a gente precisa ter no dia a dia”, afirmou.

Pelo menos 120 mulheres que atuam na rede municipal de saúde participaram da jornada. Elas contaram com palestras e práticas integrativas, tais como: vivências de aromaterapia, meditação, yoga e automassagem, promovendo bem-estar e mais qualidade de vida com conteúdo e técnicas abordadas, ministrada por Tatiana Cassia.

A servidora pública, Fabiana, recepcionista da Secretaria de Saúde, destacou a importância do momento ofertado pela jornada. “Esse momento hoje, pra gente, é de muita importância, porque ele vem cuidar da gente que cuida de outras pessoas e isso, apesar de as vezes ser cansativo, é prazeroso”, afirmou.

 

         

img

'