Prefeitura de Arcoverde e Projeto +Cidadania LGBT abrem inscrições exclusivas para cursos de qualificação profissional para o segmento

Por meio das Secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico, da Coordenadoria de Juventude e do Centro de Inclusão e Oportunidades, a Prefeitura de Arcoverde em parceria com o Projeto +Cidadania LGBT abre inscrições para cursos de qualificação profissional com exclusividade para o segmento. A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado, com execução da Fundação Apolônio Salles, vai disponibilizar mais de 400 vagas para a população LGBT de Pernambuco.

Para garantir a qualificação profissional e o enfrentamento aos obstáculos que a população LGBTQIA+ vivencia para se colocar no mercado de trabalho, a iniciativa do Governo do Estado para pessoas do referido grupo disponibiliza 18 turmas abertas para 12 cursos, que têm de um a três meses de duração. Os interessados devem preencher seus dados e fazer sua opção de curso no formulário digital, através do link: www.bit.ly/cursoslgbt .

A iniciativa é parte do Projeto +Cidadania LGBT, construído e coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), através da Secretaria Executiva de Segmentos Sociais e da Coordenadoria de Políticas LGBT. A execução e a certificação dos cursos são de responsabilidade da Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional (Fadurpe).

Os cursos serão oferecidos em outras dez cidades pernambucanas: Afogados da Ingazeira, Águas Belas, Arcoverde, Carpina, Garanhuns, Recife, Serra Talhada, São Lourenço da Mata, Surubim e Vitória de Santo Antão. As opções disponíveis são: ‘Monitor de Turismo’, ‘Programador de sistemas’, ‘Web designer’, ‘Costureiro’, ‘Culinária nordestina’, ‘Barbeiro’, ‘Assistente administrativo’, ‘Penteados e maquiagem’, ‘Bolos, doces e salgados’, ‘Lanches gourmet’, ‘E-commerce’ e ‘Técnicas básicas de manicure e pedicuro’.

De acordo com o secretário da SDSCJ, Edilazio Wanderley, a criação de políticas públicas afirmativas, como iniciativas de capacitação e empregabilidade propostas pelo Projeto +Cidadania LGBT, são essenciais para reverter as barreiras impostas às pessoas desse segmento. “A capacitação e, consequentemente, a empregabilidade são grandes desafios para a população LGBTQIA+, por diversos fatores sociais e discriminatórios, e é essencial entendermos que a luta por cidadania passa pela necessidade de ter acesso à educação e, sobretudo, ao mercado de trabalho”, destaca o gestor, ressaltando o compromisso do Governo do Estado em continuar investindo tanto no processo educacional da população LGBTQIA+ como incentivando e firmando parcerias com empresas públicas e privadas para promover ações de empregabilidade.