Arcoverde vai celebrar a 13ª edição da Marcha Zumbi dos Palmares 2022

Através das Secretarias de Cultura e de Turismo e Eventos, a Prefeitura de Arcoverde apoia a realização da XIII Marcha Zumbi dos Palmares. O evento, que é aberto ao público e será realizado no próximo dia 18 de novembro (sexta-feira), com concentração a partir das 16h, em frente à Estação da Cultura, no centro da cidade, é promovido pela Associação Cultural Urucungo - ARHCA, junto a outros parceiros, instituições culturais, educacionais e movimentos sociais.

Em sua 13ª edição, a Marcha Zumbi dos Palmares agrega o tema: ‘10 Anos do Sistema de Cotas, a libertação do povo negro’, e consiste em ser uma intervenção artístico-cultural que também celebra uma ação onde estão reunidos artistas e grupos culturais do município, para dizer: “Não ao racismo”, em apoio aos direitos da população negra e dos povos e comunidades tradicionais.

A programação busca sempre a sensibilização, o engajamento de profissionais de várias áreas, a mobilização para enfrentamento ao racismo e com isso causar impacto social em Arcoverde e região, através de apresentações artísticas, de palestras e debates trazendo a reflexão e a produção de conhecimento sobre o tema.

O cortejo da marcha é organizado pela educadora e militante Irailda Leandro (ARHCA), além de representantes do povo de santo e demais parceiros. As apresentações culturais do evento são organizadas pelo músico e produtor cultural Lula Moreira (Associação Urucungo) e outros parceiros. O evento visa fortalecer ações para enfrentamento à violência racial sistêmica e injustiças com perfilamento racial, agravadas pelas condições de gênero, sexualidade, idade, geração e outros fatores.

A Marcha Zumbi dos Palmares acontece no mês de novembro por ocasião do dia 20, Dia Nacional da Consciência Negra, e foi idealizada no ano de 2010, por Luiz Eloy Andrade, Luizão, importante ativista cultural da cidade de Arcoverde, fundador da ARHCA, que sempre lutou contra o racismo e a favor da igualdade social, através dos seus trabalhos com a publicação do Jornal Abibiman, Livros e Palestras, junto com Lula Moreira, músico e produtor cultural.