Arcoverde é destaque no Mapa do Turismo Brasileiro

Considerada a cidade Portal do Sertão pernambucano e localizada a 256 km do Recife, Capital do Estado, Arcoverde é hoje uma referência turística em razão do seu reconhecido e festejado ciclo junino e de um bem elaborado Calendário de Eventos que, além do São João, apresenta destaques como o Carnaval Folia dos Bois; as tradicionais festas de final de ano e os festivais em homenagens aos principais grupos de samba de coco locais, a exemplo do centenário Coco das Irmãs Lopes, Coco Raízes de Arcoverde e Coco Trupé de Arcoverde, dentre outros.

Destacam-se ainda o turismo religioso, através do Santuário da Divina Misericórdia (Serra das Varas, zona rural sudeste) e do Complexo Humanitário da Comunidade Vida dos Servos de Deus da Fundação Terra (Sítio Malhada, zona rural oeste); além do turismo gastronômico, através de sua dinâmica e diversificada rede de equipamentos formada por restaurantes, bares, lanchonetes e similares.

Por estes e outros protagonismos no turismo – impulsionado de forma ainda mais efetiva, eficiente e eficaz nesta gestão do Prefeito Wellington Maciel, que tem dado total e irrestrito apoio à atividade no âmbito municipal – Arcoverde acaba de, mais uma vez, ser confirmada pelo Ministério do Turismo (MTur) como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro (MTB) na categorização B, entre os 75 municípios e as 15 regiões turísticas de Pernambuco aprovadas para compor o mapa, a partir da atualização realizada pelo ministério durante o mês de março de 2023.

Do total de municípios reavaliados para manutenção e/ou avaliados para inclusão pela primeira vez no mapa de 2023, apenas 12 compõem este seleto grupo e, destes, apenas 2 da Região Turística (RT) Fé e Arte – Arcoverde e Garanhuns.

No Brasil, após essa mais recente atualização, foram confirmadas como integrantes do Mapa do Turismo Brasileiro, o total de 2.434 municípios em 290 regiões turísticas, reunindo as 5 regiões do país (Centro-Oeste = 154 M e 34 RT; Nordeste = 537 M e 88 RT; Norte = 90 M e 32 RT; Sudeste = 1.111 M e 82 RT; e Sul = 542 M e 54 RT).

Para o Secretário de Turismo e Eventos de Arcoverde, Pedro Brandão, a confirmação do município na categorização B, é o resultado de um trabalho voltado para o desenvolvimento e  aprimoramento da atividade turística nesta gestão do Prefeito Wellington Maciel, com apoio direto à realização dos principais eventos públicos e um trabalho permanente junto aos equipamentos e infraestruturas que compõem os atrativos naturais e culturais existentes no município, além de ações importantes objetivando o fortalecimento de parcerias e networks com setores que atuam nos segmentos de turismo cultural, religioso, ecológico e de aventura, rural, de lazer e de negócios, dentre outros.

MTB, O QUE É?

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área - recorte territorial - a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo (MTur) no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas. Além disso, os municípios são categorizados no intuito de identificar o desempenho da economia do setor nos municípios a partir de cinco variáveis cruzadas em uma análise de cluster. Elas deram origem a cinco categorias (A, B, C, D e E) diretamente relacionadas à economia do turismo: a) Quantidade de Estabelecimentos de Hospedagem; b) Quantidade de Empregos em Estabelecimentos de Hospedagem; c) Quantidade Estimada de Visitantes Domésticos; d) Quantidade Estimada de Visitantes Internacionais; e) Arrecadação de Impostos Federais a partir dos Meios de Hospedagem. Essas informações estão disponíveis no sítio eletrônico (www.mapa.turismo.gov.br).