Arcoverde recebe técnicos para avaliações do Viveiro Educativo, na etapa final do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Na tarde da última segunda-feira (19/02), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Arcoverde recebeu a visita dos técnicos Daniel Crescencio Vergetti e Vinícius Lamenha Lins Pinheiro, consultores externos contratados pelo Sebrae, para avaliação da próxima etapa do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). 

O município concorre na referida premiação, na categoria Sustentabilidade & Meio Ambiente, com o Projeto Viveiro Educativo de Arcoverde. Após passar pela habilitação e  pré-seleção, a iniciativa chegou nesta última etapa, decisiva para a classificação final.

Na visita, a Secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Janice Soares, abordou com os técnicos conhecimentos relacionados aos potenciais do Viveiro Educativo, tendo em vista a missão do espaço em propagar o aprendizado prático e interativo da população com a natureza.

Em seguida, os técnicos também estiveram em reunião com o Prefeito Wellington Maciel, conversando sobre os diversos benefícios que o local tem gerado para o município. "Uma iniciativa muito importante do Sebrae, que caso classifique o nosso Viveiro Educativo como  ganhador do referido prêmio, estará reconhecendo uma das ações de Arcoverde que promovem o bem-estar comunitário ao oferecer um espaço onde as pessoas podem se envolver ativamente na conservação ambiental, gerando especialmente para os nossos estudantes a  oportunidades de uma educação ambiental prática em conexão profunda com a natureza", destacou o gestor municipal.

O Viveiro Educativo foi inaugurado pela gestão municipal em 13 de setembro de 2022. As suas ações contam com o envolvimento da Diretora de Meio Ambiente de Arcoverde, Jaqueline Coelho, também paisagista e especialista em Arborização Urbana; do Educador  Sócio Ambiental, José Nilton; da Professora Márcia Freire e do ambientalista Sebastião Alves, técnico em Agropecuária do Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA). 

Agregando uma relação bastante positiva entre os recursos investidos e os resultados alcançados, no Viveiro Educativo são promovidas diversas atividades a exemplo do plantio de mudas, fabricação de bombas de sementes, fabricação e pinturas com tintas orgânicas, instruções sobre compostagem orgânica e húmus de minhoca, fabricação de hortas caseiras, entre outras ações.

Os movimentos ecológicos da cidade encontraram no local o devido engajamento e a colaboração para os seus trabalhos, fortalecendo a capacidade de defesa do meio ambiente. Além disso, outra característica do Viveiro Educativo é proporcionar aos visitantes e turistas uma experiência ambientalmente enriquecedora, contribuindo para o turismo sustentável e aumentando a conscientização sobre a importância da natureza. 

A comissão do PSPE também avaliou no projeto que o local se alinhou aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, contribuindo para a agenda global de conservação e sustentabilidade, demonstrando um compromisso em abordar questões ambientais dentro de um contexto mais amplo, destacando o papel do viveiro na promoção do empoderamento da comunidade de Arcoverde.

O PSPE objetiva além de premiar boas práticas, o estímulo à inovação no Setor Público, contribuindo para a ampliação das capacidades municipais e promovendo a aprendizagem, reforçando o papel do Sebrae de parceiro dos municípios.

 

img

'