Prefeitura de Arcoverde adere ao projeto Mais Pecuária Brasil, para melhoramentos genéticos de ovinos, caprinos e bovinos na zona rural

A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Agricultura, aderiu em duas minutas dos projeto Mais Pecuária Brasil, que se trata de uma iniciativa da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais - CONAFER, para melhoramentos genéticos na zona rural do município.

"Nós fizemos para ovinos, caprinos e bovinos. Foram duas minutas do referido projeto que foram preenchidas e a Secretaria de Agricultura de Arcoverde entra com o agrônomo veterinário e o apoio no transporte para o pessoal. Trata-se de um trabalho que vai possibilitar melhoramentos genéticos e a custo zero para o município", explicou o Secretário de Agricultura de Arcoverde, Jaques Júnior.

O Mais Pecuária Brasil utiliza técnica da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), com o fornecimento de insumos necessários, bem como mão de obra especializada para a realização das atividades exigidas. Através do projeto, a CONAFER tem por objetivo atingir até 600 prenhez confirmada por ano, fornecendo todos insumos necessários para realização da técnica como fármacos, descartáveis e sêmens atendendo os produtores de leite e corte nos municípios.

Como contrapartida do município, será cadastrado um responsável técnico que executará o cadastramento dos produtores que serão beneficiados, fazer a conferência da documentação e o controle sanitário dos animais que serão disponibilizados para o projeto, receber as orientações fornecidas pelo corpo técnico do Mais Pecuária no curso de nivelamento, por fim acompanhará o médico veterinário da CONAFER até as propriedades dos produtores que foram previamente cadastrados.