Arcoverde é uma das 15 cidades de Pernambuco selecionadas para a implantação do CEU da Cultura, pelo Governo Federal

A Secretaria Municipal de Cultura de Arcoverde, que desde 2021 vem desenvolvendo junto aos setores culturais da cidade um crescente trabalho de administração eficiente, dedicado tanto à valorização de artistas e grupos da terra, como também nas realizações e nos apoios em ações artístico-culturais, recebeu a confirmação do Ministério da Cultura (MinC) de que a cidade é uma das 15 de Pernambuco que foram selecionadas para a implantação do CEU da Cultura. 

A iniciativa faz parte do eixo de Infraestrutura Social e Inclusiva, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê até 2026 a construção de 300 unidades do CEU da Cultura em todo o Brasil.

"Arcoverde foi inscrita em 2023, por meio da nossa equipe de trabalho, no processo de seleção dos CEUs da Cultura, que foi aberto pelo MinC. Nesta semana, tivemos uma imensa satisfação ao constatar que em breve, a nossa cidade contará com uma importante edificação de uso cultural para as comunidades, que agrega como propósito dialogar com a diversidade de segmentos culturais, ampliando por meio de suas dependências físicas, a participação do público em atividades que envolvem segmentos como expressão corporal, educação cidadã, arte e educação, trabalho e renda, meio ambiente, entre outras várias ações", ressaltou a Secretária de Cultura, Maria Juliana de Aguiar.

Além de Arcoverde, foram classificadas em Pernambuco pelo processo de seleção do MinC, as cidades de Buíque, Camaragibe, Custódia, Floresta, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paudalho, Petrolândia, Petrolina, São Lourenço da Mara e Serra Talhada.

De acordo com o processo seletivo, o Governo Federal disponibilizará projeto de referência e manual de orientações para os Estados e Distrito Federal realizarem a adaptação do projeto ao terreno disponibilizado para cada edificação.

Os pleitos selecionados receberão repasse de recursos oriundos do Orçamento Geral da União, na forma de transferências obrigatórias do PAC.

img

'