Secretaria de Agricultura de Arcoverde sedia reunião para implantação do Plano de Sustentabilidade Rural

O Secretário de Agricultura de Arcoverde, Jaques Júnior, esteve na última segunda-feira (11), em reunião com o engenheiro civil, cartógrafo e professor da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA, Manoel Milton Barros Pereira, além do agrônomo da repartição, Roberto Alves e da professora e engenheira civil, Dra. Schneider Paiva.

Entre as pautas do encontro, foram tratados temas como o Projeto de Extensão Tecnológica, que combate às desigualdades na zona rural com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, da AESA, através dos cursos de Engenharia Civil e Biologia. A reunião também teve como objetivo abordar a implantação do Plano de Sustentabilidade Rural, melhorando a qualidade de vida do homem do campo, alinhados com os objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, definidos pela ONU: ODS 10 (redução às desigualdades) e ODS 12 (Produção e Consumo Sustentáveis).

"No próximo dia 20 de março, pretendemos tratar com demais representantes da gestão municipal e integrantes de comunidades rurais, a implantação deste tão importante Plano de Sustentabilidade Rural em nossa cidade", informou Jaques Júnior.

Fazem parte do referido Plano, entre outras ações: Implantação de Biodigestores, monitorados remotamente para produção de gás a partir de dejetos de animais; produção de tijolos ecológicos para construções; construção de composteiras para produção de adubos orgânicos; análise de segurança e funcionalidade das barragens da bacia hidrográfica do Rio Ipanema para elaboração do Plano de Contigência; Estudo de mobilidade do abastecimento de água na comunidade de Aldeia Velha; Implantação do Banco de Sementes Crioulas; Debate sobre eliminação pública da zona rural; Educação ambiental nas escolas rurais; com implantação de horta, compostagem e biodigestores.